Governo de Pernambuco é reconhecido nacionalmente no Prêmio MapBiomas

 

Fotos: Tércio Amaral/Vice-governadoria

 

 

O Governo de Pernambuco foi reconhecido, nesta segunda-feira (7), com o Prêmio MapBiomas na categoria Políticas Públicas, durante cerimônia realizada no Insper, na cidade de São Paulo. A gestão estadual foi premiada por conta da Plataforma Ecológico-Econômica de Pernambuco, ferramenta digital pioneira que centraliza dados geoespaciais e moderniza o monitoramento, licenciamento e fiscalização ambiental no território pernambucano. Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause, acompanhada do presidente da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), José Anchieta, recebeu a premiação em nome do Estado.

 

“Pernambuco tem avançado em muitas direções e não poderia ser diferente quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Parabenizo todos os servidores envolvidos neste importante trabalho de aliar tecnologia à proteção ambiental. Uma administração estadual é feita de trabalhadores talentosos e, acima de tudo, comprometidos com o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da população. O time do Governo de Pernambuco está de parabéns não apenas pelo prêmio, mas pelo trabalho realizado diariamente com entregas que fazem a diferença no presente e no futuro das cidadãs e cidadãos pernambucanos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

 

A vice-governadora Priscila Krause também destacou o empenho das equipes envolvidas na criação e manutenção da Plataforma Ecológico-Econômica. “Este prêmio é um reconhecimento ao trabalho da CPRH e de todas as equipes que se dedicaram à criação da plataforma. Mais do que uma conquista técnica, é uma ferramenta que fortalece a nossa capacidade de proteger o meio ambiente e promover um desenvolvimento mais sustentável. Estamos entregando uma política ambiental moderna e transparente, com justiça social e inclusão produtiva. E isso é apenas o começo. Já estamos colhendo resultados com a redução do desmatamento e o avanço de políticas como o Plantar Juntos e o Noronha Verde”, disse.

 

O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, avaliou o papel estratégico da Plataforma Ecológico-Econômica como um divisor de águas na política ambiental de Pernambuco. “Essa plataforma é o maior avanço em termos de gestão ambiental do nosso Estado. É nela que os cidadãos, entidades da sociedade civil, representantes do setor público e empreendedores vão poder encontrar informações ambientais relevantes que ajudarão a elaborar estratégias que vão nortear a atuação da pasta e facilitar o desenvolvimento sustentável de Pernambuco”, afirmou.

 

*PLATAFORMA -* Lançada em dezembro de 2024, com investimento de R$ 1,8 milhão, a plataforma foi desenvolvida pela empresa Geodatim e já ultrapassa 17 mil acessos. Entre as principais funcionalidades, destacam-se o Relatório Preliminar Ambiental (RPA), que orienta o processo de licenciamento, a visualização de séries temporais de indicadores ambientais, o mapeamento de desmatamentos ilegais e análises espaciais avançadas que apoiam a tomada de decisão com base em evidências.

 

“Esse prêmio reconhece o esforço coletivo da gestão Raquel Lyra e da equipe da CPRH. A plataforma representa um grande avanço na gestão ambiental de Pernambuco, facilitando tanto a tomada de decisão do Estado quanto o processo de licenciamento para os empreendedores. Nosso compromisso agora é seguir aprimorando essa ferramenta”, enfatizou o presidente da CPRH, José Anchieta

 

*PRÊMIO MAPBIOMAS -* Criado em 2019, o Prêmio MapBiomas reconhece projetos que utilizam dados da plataforma colaborativa em prol da conservação, manejo sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas. Além da categoria Políticas Públicas, o prêmio conta com outras seis categorias: Geral, Jovem, Negócios, Escolas, Combate ao Desmatamento e Emergências Climáticas.

 

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”