Pernambuco avança na educação e premia 50 escolas no Prêmio Escola Destaque do Programa Criança Alfabetizada

Foto: Hesíodo Góes/Secom

 

 

A governadora Raquel Lyra premiou, nesta terça-feira (19), as 50 escolas municipais que alcançaram os melhores resultados de alfabetização em 2024 em Pernambuco. Durante o Prêmio Escola Destaque, que integra o Programa Criança Alfabetizada, a gestora destacou os investimentos do Estado em educação, como a entrega de ônibus escolares, repasse de recursos e a construção de creches em regime de colaboração com os municípios. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a cerimônia.

 

 

“Não é sobre números, sobre a nota, mas sim sobre as vidas impactadas através de um processo longo e trabalhoso, extraordinário e apaixonante que é trabalhar em educação. Não há disputa de um município contra o outro, é a conquista de todos eles. Através do Juntos pela Educação, estamos avançando na entrega de ônibus, para dobrar mais do que 100% o valor do transporte escolar, na destinação de recurso para dar tênis aos alunos e também na construção de creches. Compramos mais mil ônibus escolares e vamos continuar nos dedicando à educação em Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

 

 

As escolas premiadas foram classificadas no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). Além das unidades com os melhores desempenhos, a governadora também reconheceu as chamadas “escolas apoiadas”, que receberão recursos financeiros para enfrentar os maiores desafios na alfabetização, garantindo a execução de planos estratégicos voltados ao fortalecimento da aprendizagem.

 

 

“É o comprometimento do Estado, fomentando os municípios, que são os articuladores e fundamentais dentro desse processo de colaboração, para que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa e não tenha um comprometimento futuro delas”, disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

 

 

As escolas premiadas vão receber R$ 80 mil, em duas parcelas, destinados exclusivamente a ações voltadas à alfabetização e ao letramento. Já as escolas apoiadas contarão com R$ 40 mil, também em duas parcelas, com o compromisso de desenvolver, em parceria com unidades premiadas, iniciativas técnico-pedagógicas voltadas à elevação dos indicadores de aprendizagem.

 

 

Gestora da Escola Municipal Capitulina Gonçalves de Sá, de Carnaubeira da Penha, no Sertão, Cleomar Rosa comemorou os números do município, que tem 100% dos alunos da educação infantil alfabetizados. “Vamos inovando, o projeto libera as ações e os professores são bem criativos e quando põem a mão na massa, fazem bem feito”, disse. Os resultados também foram sentidos na rotina da Escola Municipal Antônio Saraiva da Cruz, em Exu, no Sertão. “O programa oferece formações continuadas, acompanhamento e monitoramento nas escolas, apoio pedagógico aos professores e a toda rede em geral”, afirmou o professor Antonio Auricélio.

 

 

Representando os prefeitos na cerimônia, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, reforçou a parceria entre o Executivo e os municípios. “Se Pernambuco está em ritmo de mudança, é porque há vontade do Governo de Pernambuco em transformar todos os dias a educação juntamente com os municípios”, registrou. Para o deputado estadual Renato Antunes, a alfabetização fala de dignidade, liberdade e do futuro das crianças. “E tudo começa através da educação. A sociedade está vendo que Pernambuco está melhorando”, frisou o parlamentar.

 

 

PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA – Iniciativa do Governo de Pernambuco, o Programa Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir a alfabetização de estudantes da rede pública até os sete anos de idade, ou seja, até o final do 2º ano do ensino fundamental. Em 2024, o programa impactou diretamente cerca de 75 mil bebês e crianças em creches e apoiou a alfabetização de aproximadamente 650 mil estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

 

 

Pernambuco alcançou 60,8% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano, superando os resultados do ano anterior e mantendo-se entre os destaques nacionais, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

 

 

Também estiveram presentes o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba; os prefeitos Júnior de Irmã Teca (Itapissuma); Irmão Aluízio (Tracunhaém); Juarez da Banana (Machados); Silvestre (Passira); Joel Gonzaga, (Feira Nova); Ruben Lima (Panelas); Paulinha da Educação (Paudalho): Camila Souza (Iati); Dr. Pedro Alvez (Iguaracy); Diógenes Patriota (Tuparetama); Zeneide Medeiros (Cumarú); Elizinho (Carnaubeira da Penha); Manoel Messias (Custódia); Zé Pretinho, (Quixaba); Diego Cabral, (Camaragibe); Edmilson Cupertino (Moreno); Janjão (Bom Jardim); Catharina Garziera, (Lagoa Grande); Jeyson Falcão (Primavera).

 

 

Além deles, prestigiaram os vice-prefeitos Arleide Guerra (Timbaúba); Gil Custódio (Toritama); Anselmo Gomes (Santa Maria da Boa Vista); Maria do Carmo (Orobó) e Igor Miranda (Vertentes).

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”