Em Palmares, governadora Raquel Lyra anuncia mais de R$ 200 milhões em investimentos para Mata Sul

Foto: Hesíodo Góes/Secom

 

 

 

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (21), um conjunto de investimentos que somam mais de R$ 200 milhões para a Zona da Mata Sul, durante a edição do Ouvir para Mudar de Palmares. Entre as ações estão a requalificação de 51 escolas estaduais da GRE Mata Sul, as obras da segunda etapa da PE-123, além da implantação do Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP) de Barreiros e a criação de novas delegacias de Polícia Civil. A gestora anunciou, ainda, que mais 2,2 mil aprovados no último concurso da Polícia Militar de Pernambuco serão convocados nesta sexta-feira (22) para iniciar as aulas no Curso de Formação.

 

“Esse processo de escuta da nossa população é essencial para que sejamos mais eficientes nos nossos gastos e para que possamos ajudar de verdade quem mais precisa. Mas é claro que não chegamos aqui de mãos vazias, viemos anunciar mais de R$ 200 milhões em investimentos. São delegacias novas, escolas técnicas, estradas. Estamos aqui reafirmando o nosso compromisso com uma região que foi esquecida por muito tempo”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

 

Na área da educação, a governadora autorizou o projeto de requalificação, reforma e ampliação de 51 escolas estaduais da GRE Mata Sul, contemplando municípios como Palmares, Barreiros, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré, por exemplo. Além disso, foram autorizadas licitações para a construção de duas Escolas Técnicas Estaduais: uma em Catende, com aporte de R$ 25 milhões, e outra em Vitória de Santo Antão, no valor de R$ 27 milhões.

 

“Temos a autorização de licitação de mais duas escolas técnicas, fora que todas as escolas dessa regional vão receber reforma, ampliação e requalificação, de modo que a gente consiga ter uma infraestrutura melhor para as unidades e caminharmos rumo à educação que almejamos”, afirmou o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro.

 

A agenda também apontou investimentos de R$ 31,1 milhões dentro do Juntos pela Segurança, com a autorização de licitação para construção do BIESP de Barreiros, orçado em R$ 14 milhões, além de três novas delegacias nos municípios de Amaraji, São José da Coroa Grande e Ribeirão, num investimento de R$ 6,2 milhões. Outro destaque foi o anúncio do Complexo de Delegacias da Polícia Civil de Vitória de Santo Antão, que contará com investimento superior a R$ 11,1 milhões.

 

A governadora também anunciou a convocação de mais 2,2 mil alunos para o Curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar, nesta sexta-feira (22). O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explicou como os novos investimentos serão benéficos para a população. “Nós estamos com unidades das polícias e dos bombeiros funcionando em prédios muito antigos ou adaptados, que não atendem às necessidades do efetivo nem da população. Esses investimentos geram mais motivação para o trabalho e, consequentemente, melhor prestação de serviço para a sociedade. É o Juntos pela Segurança e o Governo do Estado fazendo um Pernambuco melhor”, disse o secretário.

Na área de abastecimento, por exemplo, foi assinada a autorização da licitação para a construção da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração em Ribeirão, com investimento de R$ 16,5 milhões, beneficiando 48 mil habitantes.
Já na prevenção contra deslizamentos, foi autorizada a recuperação de taludes em Palmares, no valor de R$ 14,9 milhões. Obras semelhantes também foram anunciadas em Barreiros, Cortês e Joaquim Nabuco, somando mais de R$ 35 milhões. Além disso, estão previstos serviços de pavimentação em municípios como Rio Formoso, Cortês e Barreiros.

 

Na mobilidade, a governadora Raquel Lyra assinou ordem de serviço para a segunda etapa da rodovia PE-123, trecho de 9,14 quilômetros que liga Belém de Maria à Vila do Entroncamento, beneficiando mais de 50 mil moradores de Belém de Maria, Cupira e Lagoa dos Gatos. O investimento é de R$ 19,1 milhões.

 

OUVIR PARA MUDAR – O Ouvir para Mudar já passou pelos municípios de Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Floresta e Carpina, e chegou agora à Mata Sul como parte de uma política de gestão participativa e descentralizada. De acordo com o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, a iniciativa tem garantido à população a oportunidade de dialogar diretamente com o Governo do Estado.

 

“Realizamos uma grande rodada aqui na região em 2023 e agora estamos retornando para prestar contas à população sobre as demandas que foram apresentadas, aquelas que o Governo do Estado já executou, estão em execução ou receberão, agora, ordem de serviço para serem iniciadas. São resultados que mostram o impacto direto das políticas públicas implementadas nas vidas das pessoas”, explicou Fabrício.

 

Presente no evento, o deputado federal Clodoaldo Magalhães reforçou a importância das entregas para a população. “Os prefeitos e prefeitas, independentemente de partido político, estão finalmente vendo entregas efetivas e convênios concretos que antes não existiam no nosso Estado”, afirmou. Já o deputado estadual France Hacker destacou as ações do Executivo na região. “A Mata Sul pernambucana reconhece que tudo que era para ter sido feito em muitos anos, está sendo feito em três”, apontou.

 

O prefeito de Palmares, Júnior de Beto, falou da importância do município receber a ação. “Só transformamos a cidade ouvindo as pessoas, e é dessa forma que o Governo de Pernambuco vem trabalhando e administrando o nosso Estado. Isso mostra compromisso e dignidade”, disse o prefeito.

 

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Ivete Lacerda (Esportes), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Juliana Gouveia (Mulher), Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Zilda Cavalcanti (Saúde), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Yanne Teles (Criança e Juventude), além de outros integrantes do governo estadual.

 

Também compareceram o deputado federal Fernando Rodolfo; o deputado estadual Joaquim Lira; os prefeitos Ridete Pellegrino (Jaqueira), Zé Baiano (São Benedito do Sul), Márcia Barreto (Joaquim Nabuco), Dona Graça (Catende), Miruca (Água Preta), Dr. Leandro Ribeiro (Gameleira), Beto do Sargento (Belém de Maria), Carol Jordão (Ribeirão), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Elias Meu Fii (Pombos), Araújo (Amaraji), Marlos Henrique (Maraial), Jeyson Falcão (Primavera), Berg de Hacker (Rio Formoso) e Fátima Borba (Cortês), assim como vereadores e outras autoridades políticas locais.

 

Veja, abaixo, as ações anunciadas pela governadora Raquel Lyra durante o Ouvir para Mudar de Palmares:

 

DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO:

– Assinatura de autorização de licitação para execução de pavimentação em intertravado no município de Rio Formoso.
– Assinatura de autorização de licitação para execução de pavimentação asfáltica e capeamento ao acesso Agrovila/Barra de Jangada no município de Cortês.
– Assinatura de autorização de licitação para execução de recapeamento asfáltico no município de Barreiros.
– Assinatura de Ordem de Serviço para contratação de empresa de engenharia para serviços de capeamento asfáltico em diversas ruas no bairro Cuiabá e Carecão do município de Joaquim Nabuco.
– Assinatura de Ordem de Serviço para recuperação/contenção de taludes no município de Barreiros.
– Assinatura de Ordem de Serviço para recuperação/contenção de taludes no município de Palmares.
– Assinatura de Ordem de Serviço da execução da obra de contenção de encosta da Rua Cassimiro Alves, no município de Cortês.

 

MOBILIDADE E INFRAESTRUTURA:

– Assinatura de Ordem de Serviço para construção de 9,14km da 2ª etapa da Rodovia PE-123, de Belém de Maria.

 

RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO:

– Assinatura de autorização de licitação para Retrofit das Elevatórias e da Estação de Tratamento de Água (ETA) São José da Coroa Grande.
– Assinatura de autorização de licitação para Construção da Estação Elevatória de Água Bruta em Ribeirão.
– Assinatura de autorização de licitação para Implantação de Adutora para Abastecimento do Distrito de Pirituba, no município de Vitória de Santo Antão.
– Assinatura de autorização de licitação para Ampliação e Melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Vitória de Santo Antão.
– Assinatura de Ordem de Serviço para Aquisição e Instalação da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração – 100 L/S, em Ribeirão.

 

MULHER:

– Assinatura de autorização de licitação para aquisição de 6 ônibus para Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

 

SEGURANÇA:

– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Amaraji.
– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de Ribeirão.
– Assinatura de autorização de licitação para construção da Delegacia de São José da Coroa Grande.
– Assinatura de autorização de licitação para construção do Complexo de Delegacia da Polícia Civil de Vitória do Santo Antão.
– Assinatura de autorização de licitação do BIESP de Barreiros.

 

EDUCAÇÃO:

– Autorização de projeto para requalificação, reforma e ampliação das 51 escolas estaduais que compõem a GRE Mata sul.
– Assinatura da autorização de licitação para construção da Escola Técnica Estadual de Catende.
– Assinatura da autorização de licitação para construção da Escola Técnica Estadual de Vitória do Santo Antão.

 

 

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”