Centro de Saúde Iná Rosa Borges ganhará nova sede no Vasco da Gama

 

A Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo Federal, está construindo uma nova sede para o Centro de Saúde Iná Rosa Borges, no Vasco da Gama, no Distrito Sanitário VII. Além de uma estrutura moderna e ampliada, com troca de equipamentos e mobília, o serviço será transformado em USF Mais, ou seja, ganhará equipes de saúde família, saúde bucal e aumentará seu horário de atendimento, funcionando das 7h às 19h, sem intervalo (atualmente, é das 8h às 17h, com parada para almoço). Nesta segunda-feira (29), o prefeito João Campos, acompanhado pela secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque, visitou o local para dar a Ordem de Serviço que inicia as obras da superestrutura, visto que a fundação já está pronta.

 

“Essa é uma unidade que ainda funciona, mas que atualmente tem uma estrutura e um padrão de atendimento insuficientes. Essa obra, depois de feita, vai garantir sete equipes de saúde da família trabalhando aqui, uma organização de primeira, com qualidade, com acessibilidade, com equipamento adequado para atender 21 mil pessoas”, explicou João. “Essa não é uma ação isolada, temos um plano estratégico e sabemos onde queremos chegar e o que queremos fazer para incrementar a saúde da nossa cidade. Já são mais de 4 mil nomeações na saúde e a gente sabe que é um caminho contínuo e cada pedra, no bom sentido, como se fosse um quebra-cabeça que a gente coloca, é para a construção de um todo que foca o cuidado com a assistência. Aqui é um exemplo disso”, completou.

 

A obra, em um terreno de 768 metros quadrados (dois pavimentos), foi iniciada em junho deste ano e a entrega está prevista para junho de 2026. O investimento é de R$ 3.384.999,96, com financiamento do Governo Federal, por meio do programa Novo PAC para construção de uma unidade de porte IV (mais ampla, melhor estrutura, com acessibilidade e capacidade para aumentar o número de atendimento). Atualmente, o serviço funciona na rua Senador Milton de Campos, 33. O novo endereço fica bem próximo, na rua Vasco da Gama, 562, no mesmo bairro.

 

“A unidade hoje funciona no modelo antigo de atenção básica, sem vínculo com os pacientes, com uma capacidade de atendimento muito aquém da necessidade, e com uma estrutura que não comporta o fluxo de pessoas. A nova unidade acolherá adequadamente os usuários e os profissionais, com uma recepção climatizada, mais consultórios, salas para as atividades de grupo, farmácia ampliada e até um auditório para educação permanente. O maior ganho será a mudança do modelo de atenção, com a implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) beneficiando 21.700 pessoas, com mais consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, visitas domiciliares, pré-natal, planejamento familiar, assistência farmacêutica, troca de curativos, exames laboratoriais, vacinação e ações voltadas ao cuidado da hipertensão e diabetes”, detalhou Luciana Albuquerque.

 

A futura USF Mais ganhará sete equipes de saúde da família e sete de saúde bucal. Hoje, o serviço oferece, mensalmente, 984 consultas com médicos e enfermeiros. Quando passar a funcionar na nova estrutura, mais que dobrará sua capacidade, realizando 2.422 consultas por mês. Essa construção faz parte do projeto de expansão da Atenção Básica no Recife, iniciado em 2023. Com a entrega de 61 USF Mais e a implantação de 89 novas equipes, a cobertura da atenção básica subiu de 59,4% para 80% do território recifense, levando a estratégia de Saúde da Família para mais 300 mil pessoas.

 

“No Distrito Sanitário VII (que agrega sete bairros da Zona Norte do Recife), a expansão da Atenção Básica avançou muito, porque foram oito USF Mais implantadas neste território. Entre elas, a elas a ACS Maria Rita da Silva, no Córrego do Euclides, e a Doutor Moacyr André Gomes, em Casa Amarela. O aumento do horário de funcionamento de unidades, aliado a um novo modelo de atenção, com maior vínculo entre profissionais e usuários, garante mais prevenção de doenças, assistência e promoção de saúde e bem-estar”, disse Fabiana Bernardt, gerente geral do DS VII.

 

Uma das futuras beneficiadas pela nova unidade é Shirley da Silva, de 40 anos. Ela é mãe solo de duas crianças, um menino de 12 e uma menina de 5 anos – esta última é uma garota com Transtorno do Espectro Autista, uma condição que exige maiores cuidados. “Estou muito feliz pelo novo trabalho do nosso prefeito, que eu sei que vai ter um ganho maior. Eu estava na fila de espera há muito tempo, solicitando um psicólogo para a minha menina e graças a Deus tivemos um retorno positivo. Eu acredito que aqui vai mudar para muito melhor”, disse ela, que vive na região do Vasco da Gama desde que nasceu.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”