Bonecos gigantes de Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho ficam prontos para o carnaval

Foto: Montagem/g1

 

A cerimônia de entrega do Oscar está marcada para março, mas Kleber Mendonça Filho, diretor do filme “O Agente Secreto”, e Wagner Moura, que interpreta o protagonista da trama, já podem contar com ao menos mais duas esculturas ainda este mês: eles serão homenageados com bonecos gigantes durante o tradicional desfile de carnaval deste ano.

 

As novas figuras foram apresentadas nesta terça-feira (3), por Leandro Castro, artista plástico e gestor da Embaixada dos Bonecos Gigantes de Pernambuco, localizada na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife.

 

A equipe do g1 acompanhou com exclusividade os bastidores da criação das peças e conversou com a equipe responsável pelas esculturas sobre o processo de produção, que leva cerca de dois meses entre pesquisa, modelagem e pintura.

 

A confecção dos bonecos, segundo Leandro, foi resultado de uma parceria com a Vitrine Filmes, produtora e distribuidora brasileira responsável pelo longa. A embaixada também já produziu uma figura baseada em Fernanda Torres, em 2025, durante a expectativa pelo Oscar de “Ainda Estou Aqui”.

 

Kleber Mendonça compartilhou uma foto dos bonecos no Instagram e reagiu às imagens. “Não me perguntaram, não pediram autorização, acho uma esculhambação. Viramos boneco gigante no carnaval, eu e Wagner. Adoro”, escreveu.

 

“O Agente Secreto”, dirigido e roteirizado por Kleber, agora é quem figura no epicentro da efervescência do carnaval pernambucano. Após conquistar prêmios em Cannes, incluindo Melhor Ator e Melhor Direção, o longa chega à temporada 2026 acumulando indicações ao Oscar, como Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Filme Internacional.

 

A produção, ambientada no Recife de 1977, durante a ditadura militar, acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um professor em fuga que retorna à cidade natal enquanto tenta proteger o filho em meio à perseguição política.

 

“Temos aí um grande ator, o Wagner Moura e também um grande cineasta que é o Kleber Mendonça, um pernambucano. [A homenagem] não só porque é pernambucano, é porque ele é um grande cineasta. Estar eternizado nessa festa maravilhosa, que é o carnaval, não é exatamente um troféu, mas é uma coisa gigante”, comentou Leandro Castro.

 

Além dos estreantes, o cortejo deste ano volta às ruas com personagens que já são queridos do público, como Chico Science, Mestre Ambrósio, Elza Soares, Milton Nascimento, Freddie Mercury e a repórter da TV Globo Bianka Carvalho — que ganhou uma versão atualizada de sua boneca.

 

Escultura, modelagem e acabamento

 

As esculturas gigantes, que chegam a 4 metros de altura quando montadas em cima do carregador, começam a ganhar forma no ateliê onde trabalham Leandro e sua equipe. Primeiro, é criado um molde em argila, seguido do processo de fibra de vidro e acabamento em tinta a óleo.

 

A produção dos bonecos de Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho foi um trabalho feito a muitas mãos, entre elas, as do filho de Leandro, Guilherme Paz, responsável pela modelagem em argila dos rostos dos artistas; e a esposa, Sineide Castro, caracterizadora das figuras.

 

Apesar do prazo habitual de dois meses para a produção das figuras, Leandro Castro comentou que os bonecos ficaram prontos em cerca de 40 dias. O processo foi agilizado, em grande parte, pelo trabalho ágil do jovem artista Guilherme Paz.

 

“O nosso filho, o Guilherme, realmente está fazendo a diferença na modelagem, esse dom chegou nele. Ele tem a sensibilidade de traçar na modelagem toda a expressão facial daquelas figuras. A gente sempre procurou muita expressão facial, mas realmente ele deixou em outro patamar”, disse Leandro.

 

Para o artista plástico Guilherme Paz, responsável pelas esculturas, “o maior desafio é sempre manter a paciência em dia”. Segundo ele, o processo de modelagem na argila é longo e inclui muitos dias de dedicação, construção e adaptação dos bonecos, até que as expressões faciais estejam próximas o suficiente.

 

“Eu começo basicamente no erro. Vou olhando a foto, fazendo meio que ‘de qualquer jeito’ mesmo, e aí depois é que eu consigo ver o que é que está errado e vou corrigindo. […] Eu levo, em média, duas semanas”, compartilhou.

 

Segundo o artista, foi esse o tempo aproximado para a modelagem do boneco de Wagner Moura. “Kleber Mendonça, não sei por que, eu tive muita facilidade de fazer ele. Eu demorei acho que uns quatro ou cinco dias fazendo e ficou bem parecido, eu acho”, brincou.

 

Caracterização e finalização

 

Enquanto Guilherme Paz moldava as novas figuras, Sineide Castro já definia como seriam montados os detalhes da caracterização como roupas, cabelo e pintura dos bonecos, para dar o toque final. O figurino escolhido foi uma réplica das roupas utilizadas por Kleber Mendonça e Wagner Moura durante a cerimônia do Globo de Ouro.

 

“Eu já compro material porque, quando o boneco chegar, já está tudo pronto para trabalhar. Por exemplo, se tem uma camisa de gola, o boneco tem que estar aqui pronto para eu poder fechar e não ficar folgado ou apertado”, explicou Sineide Castro.

 

Segundo a caracterizadora e figurinista, a parte mais difícil foi ser fiel à textura do cabelo do diretor de cinema. “O cabelo dá muito trabalho porque tem estilo. Por exemplo, o cabelo de Kleber, ele tem um pouco de cacheado, mas a gente não acha no mercado o cabelo cacheado grisalho”, comentou.

 

Para Sineide, parte da magia da caracterização é o olhar para a obra pronta. No caso de Kleber, o visual ganhou apenas um pouco de fixador imaginário. “Também tem época que ele não usa tão cacheado, então faz conta que ele tá com gel no cabelo”, brincou a artista.

 

Com informações do G1

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”