Por Renata Gondim – Depois de muitas alterações de agenda, o ex-presidente Lula (PT) desembarca em Pernambuco no próximo dia 19 de julho para reforçar a pré-campanha do pleiteante da Frente Popular ao Governo do Estado, Danilo Cabral (PSB). A passagem do presidenciável é a grande aposta do grupo para alavancar o desempenho do socialista, que ainda aparece com menos de dois dígitos nas pesquisas eleitorais de intenção de voto, enquanto a líder da disputa, Marília Arraes, soma os 33% (Pesquisa Conectar).
A passagem de Lula pelo Estado ao lado de Danilo, com declarações públicas de apoio, que mais tarde também serão exploradas em guias de rádio, tv e peças digitais, é a principal bala que o grupo terá para reverter o atual quadro. A agenda do petista prevê a realização de eventos em sua terra natal, Garanhuns, onde ele prestigia a 30° edição do Festival de Inverno (FIG 2022); e em Serra Talhada, também no dia 19. Já na quarta-feira (20), ele participa de ato no Recife, com palco e discurso para a militância.
A ideia também é enfraquecer a vinculação da imagem de Lula à Marília, que mantém sua posição de voto ideológico em seus discursos, e não abre mão de utilizar a imagem do ex-presidente em peças da pré-campanha. Entretanto, por mais que Lula não suba no palanque da pré-candidata do Solidariedade, não se espera por parte dele nenhum posicionamento que a impeça de continuar com a sua estratégia. Com uma disputa acirrada à Presidência da República, seria imprudente da parte dele rejeitar apoio de quem quer que seja, até mesmo da “oposição”.