Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

“A gente é mais bandido que ele 50 vezes”, disse em áudio político do Novo

“A gente é mais bandido que ele 50 vezes”, disse em áudio político do Novo

 

Uma das conversas utilizadas pela Polícia Federal (PF) para pedir buscas contra Cláudio Fernando Aguiar mostra o político do Novo afirmando ser “mais bandido” que um homem suspeito de roubar um carro.

 

Como mostrou a coluna, Cláudio Fernando Aguiar é um dos alvos da operação Emergentes, autorizada pela Justiça Federal em Santos. Ele é filiado ao Novo e foi candidato a prefeito no Guarujá na eleição de 2024.

 

O político foi alvo da operação por causa de sua relação com Bruno Calixta, o Boy, integrante do PCC e principal alvo da investigação ao lado de Gabriel Martinez Souza, o Fant.

 

Segundo a PF, em uma das conversas que demonstra a relação dos dois, Cláudio Fernando fala com Boy sobre o roubo de um veículo em uma comunidade da cidade.

 

Ao responder para o integrante do PCC, Cláudio diz ser “mais bandido que ele 50 vezes”. O “ele” seria o ladrão do automóvel.

 

“Brunão, a gente tem que manter ele bem longe, ele não vê a gente como parceiro não, pô! Ele vê a gente como trouxa, porque ele pensa que eu sou boy, que eu nasci na praia, mal sabe ele que a gente é mais bandido que ele 50 vezes”, diz trecho da conversa citado pela PF.

 

Segundo a PF, o vínculo entre Cláudio e Boy estaria diretamente ligado ao tráfico internacional de drogas.

 

“Todo o vínculo de Cláudio com Boy, este claramente ligado ao tráfico internacional de drogas e suposto integrante da facção criminosa PCC, traz à baila a possível ligação do candidato com a facção, demonstrando a inserção do crime organizado na política e órgãos públicos da baixada santista”, diz a PF.

 

A corporação diz ainda que, a partir da quebra de sigilo de Bruno Calixta, o Boy, foi possível identificar um vínculo de amizade entre ambos. Nessa esteira, a PF diz que seria pouco “crível” que Cláudio desconhecesse as atividades ilícitas de Boy.

 

Os agentes ainda citam, para comprovar a proximidade de ambos, viagem a Brasília para visitar órgãos oficiais juntos.

 

“Tal fala, somada ao estreito vínculo com conhecido integrante de facção criminosa, o qual trata Cláudio como ‘irmão’, traz fortes suspeitas da ligação do candidato com a facção criminosa da qual Boy faz parte”, diz a PF.

 

Operação Emergentes

 

A investigação conduzida no âmbito da operação Emergentes, da PF, apura possíveis crimes de organização e associação criminosa para o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

 

As informações que desembocaram na Emergentes vieram a partir da análise de materiais apreendidos em outras duas operações, a Sólis e a Morgan. Como o volume de dados era grande e havia muitos investigados, a corporação pediu que a investigação fosse desmembrada.

 

Foram analisados relatórios de inteligência financeira, dados obtidos por meio da quebra de sigilo telemático e foram realizadas pesquisas em bancos de dados para aprofundar a apuração.

 

Segundo a PF, foi isso que confirmou “toda a hipótese criminal, demonstrando-se, cabalmente, a existência de um associação, estável e permanente, para o tráfico internacional de drogas e condutas típicas de lavagem de capitais na transação de valores oriundos do tráfico”.

 

Ainda segundo os agentes, ficou “evidente” que alguns dos investigados integrariam o PCC.

 

Com informações do Metrópoles

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030