Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Alckmin critica tarifa dos EUA e promete negociar redução para produtos brasileiros

Foto: Reprodução redes sociais

 

O presidente em exercício Geraldo Alckmin afirmou nesta quarta-feira (9) que o governo brasileiro irá buscar um acordo com os Estados Unidos para reduzir a tarifa de importação imposta aos produtos do Brasil. A declaração foi dada após o anúncio do presidente Donald Trump, que aplicou uma tarifa mínima de 10% a diversos países — incluindo o Brasil — como parte de uma nova política comercial.

 

Durante evento no Mato Grosso do Sul, Alckmin destacou que a medida é injusta, já que os EUA mantêm superávit na balança comercial com o Brasil e a maioria dos produtos americanos entra no país com tarifas baixas ou nulas. Segundo ele, dos dez principais itens importados dos EUA, oito têm alíquota zero, enquanto a média brasileira sobre esses produtos é de 2,7%.

 

“O caminho é o diálogo e a negociação. Vamos trabalhar para reduzir essa alíquota, que não é boa para o Brasil nem para o mundo”, afirmou o ministro, sinalizando que o governo pretende atuar diplomaticamente para reverter os efeitos da medida americana sobre as exportações nacionais.

 

A declaração foi feita durante o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica de celulose da chilena Arauco, em Inocência (MS), um projeto de cerca de R$ 15 bilhões. O empreendimento é considerado um dos maiores investimentos industriais atualmente em curso no Brasil, reforçando a importância do comércio internacional para o desenvolvimento do setor.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030