Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

André Mendonça vota contra anulação de processos da Lava Jato contra Palocci; placar está empatado

Foto: Reprodução redes sociais

 

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (4) contra a anulação dos processos movidos contra o ex-ministro Antonio Palocci no âmbito da Operação Lava Jato. Com isso, o placar do julgamento virtual na Segunda Turma do STF está empatado em 2 a 2, cabendo o voto de desempate ao ministro Nunes Marques.

 

O recurso em análise foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que contesta decisão do ministro Dias Toffoli. Em fevereiro, Toffoli anulou os processos com base em precedentes do STF que consideraram o ex-juiz Sergio Moro parcial em julgamentos relacionados à Lava Jato. A decisão de Toffoli cancelou sentenças contra Palocci, incluindo uma condenação de 12 anos, mas manteve o acordo de delação premiada firmado pelo ex-ministro.

 

No voto contrário à anulação, Mendonça argumentou que os efeitos das decisões anteriores sobre a parcialidade de Moro não podem ser automaticamente aplicados a todos os processos da Lava Jato. Ele defendeu o respeito ao devido processo legal e à segurança jurídica. O ministro Edson Fachin também já havia votado contra a anulação, enquanto Gilmar Mendes e Toffoli se manifestaram a favor.

 

A votação, que ocorre em plenário virtual, será encerrada às 23h59 desta sexta-feira. Até lá, o voto de Nunes Marques definirá o resultado do julgamento.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030