O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quarta-feira (18/9) que tenha feito reclamações sobre o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Ele se pronunciou após crítica do governador do DF, Ibaneis Rocha. Para o emedebista, o petista teria demonstrado “desconhecimento” e “insensibilidade” com a atuação dos militares no combate aos incêndios.
“Inventaram uma fala minha e agora estão criando falsas polêmicas. Para deixar claro: só tenho gratidão e admiração pelo trabalho dos brigadistas, da Defesa Civil e dos bombeiros de todo o Brasil no combate aos incêndios. Precisamos dar a eles mais condições de trabalho”, escreveu o presidente em sua conta do Bluesky.
Lula teria reclamado da atuação dos bombeiros durante uma reunião na segunda-feira (16), no Palácio do Planalto, para tratar da crise. Pessoas próximas ao presidente relataram que ele recebeu a informação de que havia poucos bombeiros no combate à queimada no Parque Nacional, o que motivou uma nova onda de ações do governo contra os incêndios. A informação foi revelada pelo Poder360.
Após saber da suposta fala de Lula, Ibaneis publicou uma nota em suas redes sociais, na manhã de hoje. “O presidente revela não só desconhecimento, como também insensibilidade diante do efetivo trabalho do Corpo de Bombeiros de Brasília, da Defesa Civil e de outros agentes envolvidos, que se dedicam diuturnamente a combater os focos de incêndios”, disse o governador.
Com informações do Correio Braziliense