Do G1 – O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (30), em entrevista após participar do debate na TV Globo, que ficou incomodado em parecer um “chato de galocha” por ter pedido direito de reposta.
Participaram do debate os candidatos: Ciro Gomes (PDT), Felipe d’Avila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Pelas regras do debate, em todos os quatro blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si. Se algum candidato se sentisse incomodado com alguma fala, ele poderia pedir direito de resposta. A solicitação era avaliada por uma comissão, se concedida, o candidato tinha 1 minuto para responder.
“Eu estava incomodado de parecer o chato da galocha pedindo o direito de resposta, porque quando eu vou para o debate eu sabia que, como eu sou um cara que tem possibilidade de ganhar no primeiro turno, eu ia ser alvo de… sabe, mira para todo mundo atirar, eu tinha consciência disso. E como tinha direito de resposta, eu tinha que pedir”, afirmou Lula.
Seguindo a Lei Eleitoral, foram convidados para participar do debate os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
Em entrevista, Lula afirmou que o debate “é muito bom para fortalecer a democracia”.
“Debate é debate. Debate é como jogo de futebol. Depende muito do jogo do adversário, o debate com muita gente deve ter como é difícil, você fica muito tempo parado entre uma pergunta e outra e isso vai esfriando você e você nunca se esquenta totalmente, mas ao mesmo tempo eu acho que é muito bom para fortalecer a democracia”, disse Lula.
Antes das entrevistas, o candidato fez suas considerações finais ao fim do debate.