
Parlamentares de diferentes partidos e representantes da sociedade civil realizaram nesta quarta-feira (7) um ato na Câmara dos Deputados contra o Projeto de Lei da Anistia, que prevê o perdão judicial a envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023. A manifestação foi organizada em frente ao busto do ex-deputado Rubens Paiva, símbolo da resistência à ditadura militar, e contou com a liderança dos deputados Erika Hilton (PSOL-SP) e Rogério Correia (PT-MG).
Durante o ato, foi entregue à Presidência da Câmara um manifesto com mais de 180 mil assinaturas de cidadãos contrários ao projeto. Os participantes defenderam que conceder anistia a golpistas compromete os pilares do Estado Democrático de Direito e representa um retrocesso na luta por justiça e responsabilização.
O projeto, cuja votação em regime de urgência estava prevista para abril, teve sua tramitação adiada após decisão da maioria dos líderes partidários. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que o debate será postergado até que se chegue a um consenso entre os diversos setores políticos.
Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal continua julgando os envolvidos nos atos golpistas. Na última terça-feira (6), a Primeira Turma da Corte transformou em réus mais sete denunciados, elevando para 21 o número total de pessoas que responderão judicialmente, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.



