Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Bolsonaro ataca STF, pede anistia e diz que eleições sem ele são ‘ditadura’

Foto: Reprodução redes sociais

 

Durante manifestação em defesa da anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o ex-presidente Jair Bolsonaro discursou ao lado de familiares de Débora Rodrigues, presa por pichar com batom a estátua “A Justiça”. Atualmente em prisão domiciliar, Débora foi tratada por Bolsonaro como “um símbolo”, afirmando que “todos têm uma Débora na família”. Em sua fala, ele criticou decisões do STF e disse que sua ausência nas eleições de 2026 seria uma afronta à democracia.

 

Bolsonaro voltou a atacar as instituições e se colocou como alvo de perseguição. “Querem me matar porque sou uma espinha na garganta deles”, declarou. O ex-presidente também exaltou aliados, como Tarcísio de Freitas, a quem chamou de “decente e honesto”. Disse ainda que, com maioria no Congresso, mudaria os rumos do país, prometendo um Senado forte para reagir a excessos: “Quem extrapolar, vai responder no tribunal do Senado Federal”.

 

Em referência à política internacional, Bolsonaro afirmou que sua situação se assemelha à de líderes conservadores como Donald Trump e Marine Le Pen. Disse que, se tivesse ficado no Brasil, teria sido preso ou morto em 8 de janeiro, justificando sua saída do país em 30 de dezembro de 2022. “Algo me avisou para sair”, declarou, insinuando uma perseguição política.

 

Sobre as eleições municipais de 2024, Bolsonaro demonstrou desconfiança, mas afirmou que o TSE terá um “perfil isento”. Também defendeu a volta dos direitos políticos de Ronaldo Caiado e comentou sua própria inelegibilidade: “Estou ilegível porque me reuni com embaixadores”. Ao final, exaltou seu filho Eduardo Bolsonaro, destacando seu domínio de idiomas e supostos contatos relevantes pelo mundo.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030