
O governo federal deu um passo importante para fortalecer a agenda tecnológica do país ao criar, por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (12), um Grupo de Trabalho (GT) dedicado à gestão do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Com duração prevista de quatro anos, o GT será formado por representantes de 15 órgãos e entidades públicas, com titulares e suplentes, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O PBIA foi lançado em julho do ano passado, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com um investimento total estimado em R$ 23 bilhões ao longo de quatro anos. O plano tem como objetivo posicionar o Brasil como referência global em inovação e no uso eficiente da inteligência artificial, com foco especial na transformação digital do setor público.
Entre as metas do PBIA estão a modernização da infraestrutura tecnológica brasileira, incluindo áreas como saúde, educação, meio ambiente e indústria. Um dos destaques é o desenvolvimento nacional de processadores de alto desempenho e a modernização dos supercomputadores do Laboratório Nacional de Computação Científica, que deverá figurar entre os cinco mais potentes do mundo, funcionando com energia renovável.
O novo grupo também terá como atribuições monitorar a execução do plano, propor ajustes ao Comitê Interministerial para a Transformação Digital e apresentar relatórios anuais sobre o andamento das ações. Além disso, o GT poderá convidar especialistas da sociedade civil e do setor privado para participar de suas reuniões, além de instituir subgrupos de assessoramento técnico-científico para atividades específicas, fortalecendo ainda mais o ecossistema de inovação brasileiro.













