Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10)

Foto: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

 

Cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália precisarão apresentar visto para entrar no Brasil a partir desta quinta-feira (10). A medida, anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores, cumpre o princípio da reciprocidade, já que brasileiros também precisam de visto para visitar esses três países. Segundo o governo, o Brasil não concede isenção unilateral de vistos e segue negociando acordos bilaterais para reverter a exigência.

 

O visto poderá ser solicitado de forma eletrônica pelo site do eVisa, com taxa de US$ 80,90 (cerca de R$ 479). O processo exige o preenchimento de um formulário online e envio de documentos, como passaporte válido. A recomendação é que os turistas façam o pedido com antecedência para evitar problemas com viagens. A estadia permitida para visitantes desses países será de até 90 dias.

 

Em 2024, o Brasil recebeu mais de 728 mil turistas dos EUA, 96 mil do Canadá e 52 mil da Austrália, segundo a Embratur. A nova exigência pode impactar o fluxo de viajantes, especialmente diante da expectativa do setor de turismo em alta. O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou que o governo continua tentando obter a isenção para brasileiros nesses países, o que abriria caminho para a reciprocidade total.

 

Paralelamente, tramita no Congresso um projeto de lei que tenta barrar a exigência de visto para cidadãos dos EUA, Canadá, Austrália e Japão. A proposta foi aprovada no Senado, mas ainda aguarda apreciação na Câmara dos Deputados. O Japão, no entanto, já firmou acordo de isenção mútua com o Brasil, em vigor desde setembro de 2023, com validade de três anos.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030