Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Câmara de Olinda aprova campanha de incentivo ao aleitamento humano

 

A Câmara de Vereadores de Olinda aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (21), o Projeto de Lei nº 39/2025, de autoria da vereadora Eugênia Lima (PT), que institui o Mês de Incentivo ao Aleitamento Humano, denominado “Agosto Dourado”, no calendário oficial de eventos do município. A nova lei também cria a Semana Municipal do Aleitamento Humano, a ser celebrada anualmente na primeira semana de agosto.

 

O objetivo é ampliar a conscientização sobre a importância da amamentação, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “padrão ouro” da alimentação infantil. A proposta prevê a realização de ações educativas e simbólicas durante o período, como a iluminação de prédios e monumentos públicos com a cor dourada, campanhas informativas, palestras, rodas de conversa em unidades de saúde e escolas, além da divulgação de materiais educativos sobre os benefícios do aleitamento humano.

 

De acordo com o texto, as atividades poderão ser desenvolvidas em parceria com hospitais, escolas, organizações da sociedade civil, empresas e outras entidades interessadas, sem gerar custos adicionais para o município, utilizando recursos humanos e materiais já existentes nas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

 

Para a vereadora Eugênia Lima, a aprovação do projeto é um passo importante na consolidação de políticas públicas de saúde em Olinda. “O aleitamento humano é um ato de amor, cuidado e prevenção. É uma das formas mais eficazes de garantir um começo de vida saudável para nossas crianças e de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê. O ‘Agosto Dourado’ vem para reafirmar esse compromisso e mobilizar toda a sociedade em torno dessa causa”, destacou.

 

Com a nova lei, Olinda se soma a diversos municípios do país que adotam o “Agosto Dourado” como um período de conscientização e mobilização social pela amamentação, reforçando o compromisso do poder público com a saúde das futuras gerações.

 

Mobilização nacional

 

A lei aprovada integra a mobilização do Mulheres em Luta (Mel), que reúne parlamentares de todo o Brasil para protocolar projetos, indicações e moções que defendam e fortaleçam o aleitamento humano como um pacto coletivo, responsabilidade de toda a sociedade. A iniciativa conecta o poder legislativo às lutas das ativistas e profissionais da saúde, sensibilizando famílias, escolas e gestores públicos para criar sistemas de apoio reais e sustentáveis.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”