A Câmara de Vereadores do Recife aprovou na última terça-feira (17), o projeto de lei que cria o dia de enfrentamento ao lesbocídio, Lei Luana Barbosa, em homenagem à mulher lésbica que foi assassinada em frente ao próprio filho, em razão da intolerância e da lesbofobia, em São Paulo. A aprovação da medida, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), marcou a comemoração do Dia Internacional de Luta contra a LGBTIfobia.
Na ordem do dia, também foram votados outros dois requerimentos que beneficiam o segmento. O primeiro, têm como objetivo que a população LGBTQIA+, devidamente cadastrada no Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+ do Recife, seja incluída como prioritária no CredPop Recife. “É um crédito que estimula pequenos empreendedores individuais ou pequenos coletivos de empreendedores, este CredPop já prioriza mulheres negras e jovens negros. Estamos pedindo que ele também priorize a população LGBTI+ cadastrada no Centro de Referência”, explicou a vereadora.
O segundo, pede que, nos processos seletivos do programa Embarque Digital, seja implementada a reserva de vagas para pessoas transexuais e travestis que atendam aos demais critérios da seleção.