
A recém-criada Secretaria de Políticas para Mulheres de Camaragibe conquistou um importante e inédito auxílio. Nesta quinta-feira (23/10), a titular da pasta e vice-prefeita da Terra dos Camarás, Comandante Débora, anunciou que a pasta receberá um financiamento de R$ 270 mil para a ampliação do Centro de Referência da Mulher (CRM). A aporte é oriundo de um convênio junto ao Governo de Pernambuco, através da Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), e será investido para fortalecer a luta contra a violência de gênero e impulsionar projetos para este público no município.
“A criação de uma secretaria específica para as mulheres é um marco na nossa cidade e na política de proteção a todas elas. Era um compromisso nosso, do prefeito Diego Cabral e meu, implementarmos políticas exclusivas para as mulheres e, graças a Deus, estamos avançando com apoios importantes, como este vindo do Governo de Pernambuco, para cada vez mais investirmos na proteção, apoio e desenvolvimento das mulheres de Camaragibe. Agradeço à governadora Raquel Lyra e à secretária Juliana Gouveia pela sensibilidade e atenção com todas as mulheres da nossa cidade”, declarou a Comandante Débora.
De acordo com Fábia Lopes, gerente-geral de Políticas para Mulheres de Camaragibe, além do aporte financeiro, a secretaria também receberá um veículo que será utilizado pela equipe técnica, doado pela SecMulher-PE e anunciado durante a solenidade de posse da vice-prefeita como secretária da pasta. Sobre o montante, será destinado por meio da transferência de 18 parcelas mensais de R$ 15 mil para a manutenção das atividades e custeio de recursos humanos. Já o kit mobília contemplará itens essenciais para o funcionamento do CRM, como computadores, impressora, bebedouro, fogão, geladeira, micro-ondas, mesas e cadeiras para recepção, atendimento e coordenação.
“É uma conquista importantíssima para o município na área de políticas públicas para as mulheres. A seleção ocorreu através do Chamamento Público nº 02/2025 da SecMulher-PE, garantindo a ampliação do CRM, já existente, um equipamento que é essencial para o enfrentamento à violência de gênero. Com isso, vamos promover um atendimento ainda mais humanizado e qualificado e uma rede de proteção muito mais intensa e atuante para as mulheres do município. A secretaria e toda a equipe técnica estarão ainda mais preparadas e engajadas para criar ferramentas que garantam mais participação das mulheres no desenvolvimento de Camaragibe, com autonomia, dignidade e cidadania”, destacou Fábia Lopes.
A seleção de Camaragibe para o convênio, que terá a duração de 18 meses e poderá ser prorrogado mediante solicitação e justificativa, exigiu o cumprimento de rigorosos requisitos, como a regularidade junto às instâncias estaduais e federais, a posse e o funcionamento da Secretaria da Mulher, além da apresentação de um Plano de Trabalho detalhado. A ampliação deverá começar em até dois meses e o município prestará contas mensalmente após cada recebimento de recurso, no prazo de até 30 dias.
Ampliação – A chegada do aporte que vai impulsionar a atuação do CRM chega em excelente momento. Com a ampliação, será possível oferecer assistência interdisciplinar, incluindo suportes psicológico, social e jurídico, bem como orientação e informação às mulheres em situação de violência. Esse conjunto de ações inclui atendimento qualificado e humanizado para a superação da situação de violência, acompanhamento e monitoramento da responsabilização e punição do agressor junto aos órgãos de Segurança Pública e Justiça.
Também compõe o escopo de atividades e objetivos o fortalecimento da articulação com a Rede de Atendimento de Serviços voltados às mulheres em situação de violência, a capacitação profissional especializada e o desenvolvimento de campanhas, iniciativas e projetos educativos para a prevenção e erradicação da violência contra a mulher.



