Por Renata Gondim – A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vem sendo procurada pela nossa reportagem desde a última quinta-feira (18), mas se cala diante da denúncia de possível uso da máquina pública após a divulgação, neste Blog, de imagens que atestam que carros locados pelo Governo do Estado para uso exclusivo do órgão foram utilizados no primeiro evento de campanha de Danilo Cabral (PSB), no bairro de Brasília Teimosa, no dia 16.
Segundo nossa apuração, um dos carros flagrados no evento estaria destinado para uso do Diretor de Mercado e Atendimento da Compesa, José Cavalcanti Carlos Junior. Não se pode atestar, no entanto, se era ele quem utilizava o veículo neste dia, e se o carro estaria sendo guiado por um dos motoristas a serviço do órgão. Vale destacar que a Compesa é regida pela Lei das Estatais e que, sendo comprovada a denúncia, as regras de compliance podem até resultar no afastamento do diretor e demais envolvidos no mau uso do bem público.
Fontes ligadas ao Palácio do Campo das Princesas confidenciaram que a Compesa hoje representa uma das principais preocupações da Frente Popular nestas eleições. É o órgão que mais leva “pancadas” dos candidatos adversários pela problemática de seus serviços e intervenções em vias públicas, e além disso peca, e muito, na velocidade de solução das demandas. “Antes o problema fosse apenas na demora das repostas de comunicação”, comentou um governista.
De toda forma, o espaço no Blog segue aberto para qualquer pronunciamento da Compesa.