Do G1 – Cerca de 200 famílias ocuparam um conjunto residencial desocupado por risco de desabamento em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, nesta segunda-feira (24). Vídeos gravados em prédios vizinhos mostram nas redes sociais o momento da ocupação.
A mobilização, organizada pelo Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT), se instalou no Condomínio Vila do Mar, menos de três semanas após o desabamento de um prédio no Conjunto Beira-Mar, em Paulista, no Grande Recife.
No desabamento do Conjunto Beira-Mar, morreram 14 pessoas e sete ficaram feridas. O prédio estava interditado desde 2010 e tinha sido ocupado irregularmente.
O conjunto habitacional ocupado nesta segunda-feira possui três blocos e 48 apartamentos, ao todo. Segundo os organizadores do movimento, cada apartamento foi ocupado por quatro famílias.
As famílias que ocuparam o residencial vieram de bairros de grande vulnerabilidade social e de infraestrutura, como Jardim Monte Verde, em Jaboatão, onde 17 pessoas morreram em 2022 vítimas de um deslizamento de barreira.
“Essas famílias vieram de bairros pobres, de periferia, da favela. Inclusive, em situação de risco de [deslizamento de] barreira, e são famílias em situação de vulnerabilidade social muito alta”, disse David Lira, presidente do Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho.