Conviva apresenta balanço 2025 e destaca avanços históricos nos mercados e feiras do Recife

Foto: Domar/ PCR

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Conviva Mercados e Feiras – Autarquia Municipal do Recife, apresentou, na última quinta-feira (11), o balanço das principais ações realizadas ao longo do ano de 2025 e o panorama das obras e programas que vêm transformando os mercados públicos e pátios de feira da cidade. O ano foi marcado por entregas históricas, como a construção da coberta do Mercado da Boa Vista, a implantação do novo Pátio de Feira de Beberibe, a requalificação do Mercado de Beberibe e a recuperação estrutural do Mercado da Madalena após o sinistro ocorrido em abril. Também foi concluída a primeira etapa da requalificação do Mercado da Encruzilhada, com a entrega da Praça Capiba Gastrô e da Praça do Pescado, ampliando o conforto e a estrutura para permissionários e frequentadores. Somente em 2025, os investimentos somaram R$ 16,8 milhões.

 

Paralelamente, seguem em andamento obras estratégicas, como a restauração do Mercado de São José, executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a construção do Pátio de Feira da UR-01, a requalificação do Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e do Pátio da Feira da Encruzilhada. As intervenções integram a política de modernização contínua dos equipamentos de comércio popular da cidade.

 

Segundo o diretor-presidente da Conviva, Gabriel Leitão, o ano foi marcado por ações que fortalecem a modernização e a melhoria dos serviços. “Em 2025, alcançamos um volume significativo de ações que reafirmam o compromisso da Prefeitura do Recife com a modernização, o conforto e a segurança dos comerciantes e da população. Seguimos investindo na revitalização e no cuidado permanente dos equipamentos públicos, preservando sua história e arquitetura, ao mesmo tempo em que garantimos eficiência, qualidade e transparência na gestão”, afirmou. Ele destacou ainda que 2026 trará novas entregas e o avanço dos projetos que já estão em desenvolvimento.

 

O ano também marcou o avanço de novos projetos estruturantes. Entre eles, a contratação da empresa de engenharia responsável pelos estudos e projetos executivos de urbanização, paisagismo, arquitetura e complementares para o restauro e revitalização do prédio Magitot, o “Casarão da Várzea”, que abrigará o Mercado Público da Várzea e a requalificação do seu entorno. Foram iniciados ainda os projetos do Mercado de Santo Amaro, Pátio de Feira do Cordeiro, Mercado da Madalena, mezanino do Mercado de Casa Amarela e Centro Comercial Sempre Viva, também em Casa Amarela.

 

MAIS PARCERIAS – A Conviva ampliou parcerias institucionais que contribuem para a melhoria dos equipamentos públicos e fortalecem práticas de cidadania e responsabilidade social, otimizando recursos e elevando a qualidade dos serviços entregues a permissionários e usuários. Só em 2025, foram investidos mais de R$ 1,2 milhão por meio dessas parcerias, resultando na distribuição de mais de 2.300 conjuntos de mobiliários, execução de mais de 100 manutenções, instalação de mais de 2.000 placas de sinalização e benefício direto para mais de 1.000 permissionários.

 

Responsável pela administração de 42 equipamentos – entre mercados, pátios de feira, praças de alimentação e o Camelódromo -, a Autarquia realizou mais de 355 ações de manutenção ao longo do ano, contemplando as seis regiões político-administrativas do Recife. Foram investidos mais de R$ 3,3 milhões em manutenção corretiva, preventiva e limpeza, incluindo a retirada de aproximadamente 1,2 milhão de litros de resíduos das galerias dos mercados e feiras, assegurando melhor escoamento das águas pluviais e mais segurança e higiene para trabalhadores e frequentadores. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) também garantiram a destinação adequada de mais de 11 toneladas de materiais recicláveis.

 

AÇÕES SOCIAIS – Em 2025, a Conviva fortaleceu a oferta de serviços sociais, de saúde e cidadania nos mercados públicos, por meio de parcerias com diversas secretarias e órgãos municipais. Entre as ações realizadas, destacam-se vacinação; campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher; programação da Semana do Bebê; ações de conscientização sobre hepatites virais e preservação ambiental; iniciativas integradas ao programa Todos Pelo Recife; e atividades voltadas para usuários e permissionários em diferentes mercados e feiras da cidade.

 

De forma inédita, a Autarquia inaugurou o Quintal Produtivo da Conviva, espaço requalificado em sua sede para o cultivo de hortaliças, frutas, legumes e plantas medicinais. A iniciativa, em parceria com a Secretaria Executiva de Agricultura Urbana, incentiva práticas sustentáveis, promove educação ambiental e fortalece o reaproveitamento de resíduos orgânicos. O Programa Recolheita, também executado pela Agricultura Urbana, recebeu apoio da Conviva para garantir a destinação correta dos resíduos orgânicos de dois mercados públicos ao Sistema de Compostagem da Prefeitura do Recife.

 

GOVERNANÇA E CONTROLE – O ano de 2025 também consolidou avanços importantes na governança pública da Autarquia. Com redesenho de processos, fortalecimento dos mecanismos de controle interno e cumprimento das recomendações dos órgãos de fiscalização, a Conviva atingiu o nível avançado de governança, segundo avaliação da Controladoria-Geral do Município. O resultado reflete aprimoramentos em liderança, estratégia e controle, reforçando o compromisso da instituição com gestão responsável e transparente.

 

Ao concluir o ciclo de 2025, a Conviva reafirma seu compromisso com a modernização, manutenção permanente e valorização dos mercados e pátios de feira do Recife. “Seguiremos trabalhando com transparência, eficiência e foco na sociedade, garantindo que esses espaços continuem sendo polos de convivência, cultura, geração de renda e desenvolvimento econômico”, finalizou Gabriel Leitão. O balanço completo pode ser acessado no site: https://conviva.recife.pe.gov.br.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”