Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

CPRH realiza consultas públicas para mediar conflitos socioambientais no RVS Tatu-bola

Reprodução redes sociais/Instagram

 

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizará, entre os dias 2 e 4 de abril, três consultas públicas para apresentar um estudo técnico voltado à mediação dos conflitos socioambientais na área do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Tatu-bola, no Sertão do estado. Os encontros acontecerão nas comunidades de Baixa Alegre, em Petrolina, e Açude Saco II e Jutaí, em Lagoa Grande.

 

O estudo foi elaborado por técnicos da CPRH após quase um ano de visitas e reuniões com moradores e agricultores da região. O objetivo é avaliar qual tipo de Unidade de Conservação seria mais adequado para o local, equilibrando a preservação ambiental com as atividades econômicas desenvolvidas na área.

 

De acordo com o diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta, o governo busca uma solução para um impasse que se arrasta há quase uma década. “Nos últimos dois anos, temos acompanhado de perto as dificuldades enfrentadas pelos agricultores e moradores do RVS Tatu-bola. Nosso compromisso é preservar o meio ambiente, mas sem deixar de lado a questão social. Por isso, fomos a campo, ouvimos a comunidade e, nesses três dias, queremos apresentar nosso estudo e escutar aqueles que foram diretamente impactados pela criação da Unidade de Conservação”, afirmou Anchieta.

 

Criado em 2015, o Refúgio de Vida Silvestre Tatu-bola abrange 110.110,25 hectares nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina. Sendo uma Unidade de Conservação de proteção integral, permite apenas o uso indireto dos recursos naturais, o que impõe restrições às atividades na área. A iniciativa de revisão busca encontrar um modelo que garanta a preservação do bioma da Caatinga sem comprometer os meios de subsistência da população local.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030