Na lista dos parlamentares da Frente Popular que realizaram a indicação de emendas no chamado Orçamento Secreto, o deputado federal Carlos Veras (PT) encaminhou nota pública ao Blog enfatizando que todo o processo se dá de forma transparente e para atender as demandas do povo. Ele ainda lembrou que o fato do parlamentar indicar recursos não significa que os mesmos serão efetivados e, neste contexto, reforça a informação de que não teve emendas destinadas/aprovadas em seu nome.
Veja a nota na íntegra:
NOTA PÚBLICA
Não há emendas do orçamento secreto destinadas em meu nome. É necessário esclarecer que os contemplados por esse recurso podem ser facilmente identificados por consulta pública.
O atual modelo de solicitação de emendas é público, assim sendo instituído a partir de medida do STF, desse modo, cabível a todos os parlamentares, prefeitos e organizações da sociedade civil. É nesse ambiente, transparente, que solicitamos que demandas do povo de Pernambuco fossem contempladas.
Não aceitamos e nos colocamos contrários à destinação de recursos exclusivamente a parlamentares que não fazem o bom combate em defesa da classe trabalhadora ou votam em propostas que atacam o povo brasileiro, como a reforma da Previdência, retiradas de direitos trabalhistas e a privatização do patrimônio público, como denunciamos ao logo de todo o nosso mandato.
Esse controle do orçamento pelo Congresso Nacional é, sem dúvida, uma usurpação de poder, que será eliminada com a eleição do presidente Lula. Seguirei fazendo política com verdade, transparência em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores.
Carlos Veras
Deputado Federal
PE, 14 de setembro de 2022.