Diego Cabral é eleito vice-presidente de comissão nacional de prevenção a desastres para municípios acima de 80 mil habitantes

Crédito das imagens: Carol Bezerra

 

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, foi eleito como vice-presidente de um importante grupo de trabalho de prevenção a desastres naturais em municípios acima de 80 mil habitantes: a Comissão Permanente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres (CASD) da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). O gestor da Terra dos Camarás vai atuar na vice-presidência da comissão durante o biênio 2025-2027 ao lado do prefeito de Salvador (BA), Bruno Reis, escolhido como presidente.

A CASD foi criada em 2022 e surgiu como resposta à tragédia provocada pelas chuvas na cidade de Petrópolis (RJ) naquele ano e pelo reconhecimento dos gestores nacionais da urgência em articular o enfrentamento aos impactos dos desastres relacionados ao clima nos municípios brasileiros, cuja realidade vem sendo agravada nos últimos anos pelas mudanças climáticas. A comissão é composta por prefeitas e prefeitos de todas as regiões do Brasil e tem o objetivo permanente de acompanhar e influenciar a formulação de políticas públicas voltadas à adaptação urbana e à gestão de riscos e desastres.

“Sabemos que Camaragibe tem cerca de 80% do seu território composto de morros, com áreas de risco e um histórico de alguns desastres nos períodos de chuvas. A CASD, desde que foi criada, tem um papel fundamental de atuar na prevenção desses acidentes, com a troca de experiências exitosas em cidades brasileiras e uma articulação política junto ao Governo Federal para mitigar riscos e oferecer segurança à população desses municípios. Agradeço a confiança de todos os colegas prefeitas e prefeitos nessa escolha e, ao lado de Bruno Reis, um dos mais bem avaliados nas capitais brasileiras, tenho certeza que faremos um trabalho exitoso e de resultados eficientes”, afirmou Diego Cabral.

De acordo com o gestor da Terra dos Camarás, a comissão desempenha um papel significativo desde que foi criada, tendo em vista que anualmente um número expressivo e crescente de municípios brasileiros é atingido por desastres naturais durante o inverno, em alguns casos deixando vítimas e graves consequências sociais e econômicas para a população. A preocupação da comissão, inclusive, é que este cenário se agrave em razão das mudanças climáticas no planeta nos últimos anos, que por vezes atingem o Brasil, seja com excesso de chuvas ou períodos prolongados de estiagem.

Além disso, Diego Cabral, assim como os demais prefeitos que compõem a CASD, reconhece a existência de uma lacuna na coordenação interfederativa para o enfrentamento, prevenção e desenvolvimento de ações efetivas e necessárias para os municípios. A atuação da comissão junto ao Governo Federal e aos órgãos responsáveis pelas agendas de cidades, clima e Defesa Civil, promovendo estratégias e instrumentos que fortaleçam a resiliência dos municípios, na sua análise, vai mudar esse cenário de forma a auxiliar ainda mais as populações dessas cidades.

“A CASD é uma comissão formada por prefeitas e prefeitos e, desse modo, tem um caráter político. De modo que a sua atuação está fortemente vinculada à articulação política entre seus membros e o Governo Federal, principalmente com os órgãos atuantes na agenda de cidades, gestão de riscos e desastres e mudança climática. Essa pauta é extremamente importante para a construção e transformação de cidades como Camaragibe em lugares mais seguros, com planejamento urbano e sustentável e mais qualidade de vida para os moradores”, destacou Diego Cabral.

Segundo o prefeito, a CASD também atua através da elaboração de produtos de conhecimento, que fortaleçam a capacidade institucional das cidades e auxiliem a articulação política da comissão. Para isso, conta com o apoio técnico da equipe de cidades e adaptação urbana do WRI Brasil, uma organização de pesquisa independente que faz parte do World Resources Institute (WRI), instituto global de estudos que trabalha para melhorar a vida das pessoas, proteger a natureza e estabilizar o clima no planeta.

Diego Cabral ressaltou, no entanto, que a CASD não atua diretamente em situações emergenciais de desastres, mas está a serviço dos seus membros para apoiar com articulações necessárias, troca de experiências e contribuições com conhecimento para gerenciar crise e mitigar riscos e impactos. Além disso, também tem o objetivo de acompanhar, de forma permanente, a pauta de adaptação urbana e desastres junto aos órgãos para contribuir com a construção e promoção de instrumentos, estratégias e políticas públicas nestas agendas.

“A CASD tem pautas prioritárias em seu escopo, como a prevenção de desastres, o financiamento e recomposição orçamentária, bem como o apoio mútuo emergencial e a legislação. Tudo isso é trabalhado através de ações de gestão participativa, educação e conscientização, mapeamento de áreas de risco, monitoramento e alerta, e resposta a desastres, pontos, inclusive, que já desenvolvemos em Camaragibe. Sem dúvidas, a comissão tem um papel fundamental de segurança nas cidades brasileiras que enfrentam dificuldades no período do inverno. É uma honra contribuir para a melhoria não apenas de Camaragibe, mas também de outros municípios brasileiros”, completou Diego Cabral.

Soluções – Além da articulação política, a CASD também se dedica à produção de conhecimento técnico para apoiar as cidades na construção de soluções locais. Entre os principais temas e ações previstas para o biênio 2025-2027 estão a preparação dos municípios para emergência climática, o guia para prefeitos, boas práticas municipais em adaptação e prevenção de desastres, plataforma digital, análises de altas temperaturas, ondas de calor e os impactos na saúde, COP 30, e modernização do sistema nacional de monitoramento meteorológico.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”