Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Eduardo ataca PGR por parecer contra Bolsonaro: “A quem interessa?”

Foto: Reprodução/YouTube

 

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou suas redes sociais para comentar as alegações finais da Procuradoria-Geral da República (PGR) acerca da ação penal que tramita no STF contra seu pai, Jair Bolsonaro (PL). Em sua conta na rede X, Eduardo escreveu: “PGR pede até 43 anos de prisão a Jair Bolsonaro. A quem interessa isso tudo?”.

 

Nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro está licenciado de seu cargo e convocou coletiva de imprensa para o dia 17 de julho a fim de tratar de seu futuro na política. O filho 03 de Bolsonaro acredita que o presidente norte-americano, Donald Trump, é o único capaz de “frear os supostos desmandos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Mores”.

 

Em 9 de julho, Trump anunciou uma tarifa de 50% aos produtos brasileiros como uma espécie de punição ao que chama de cerco judicial contra Bolsonaro.

 

No fim da noite dessa segunda-feira (14/7), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, entregou STF as alegações finais na ação penal nº 2.668, que investiga suposta trama golpista. São réus no caso Bolsonaro aliados.

 

Alegações

 

A entrega de Gonet ocorreu um pouco antes da meia-noite. O documento tem 517 páginas. No parecer, Gonet pede a condenação de Bolsonaro pelos seguintes crimes:

 

liderar organização criminosa

tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito

golpe de Estado

dano qualificado pela violência, e

grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deteriorização de patrimônio tombado.

Além de Bolsonaro, o PGR pediu a condenação dos outros sete integrantes do núcleo 1 da trama golpista. São eles:

Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;

Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);

Mauro Cid, tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;

Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;

Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil; e

Almir Garnier, ex-comandante da Marinha do Brasil.

 

Após a apresentação das alegações finais por Gonet, começa a contar o prazo para a manifestação da defesa do ex-ajudante de ordens e delator do caso, Mauro Cid. Na sequência, após os 15 dias concedidos a Cid, abre-se o prazo conjunto para as demais defesas, entre elas a de Bolsonaro.

 

A ação penal é de relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

 

Com informações do Metrópoles

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”