Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Eduardo Bolsonaro decide ficar nos EUA e se licenciar da Câmara

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

 

Com seu passaporte na mira do STF, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) decidiu permanecer nos Estados Unidos e tirar uma licença do mandato parlamentar na Câmara.

 

A decisão significa um recuo do parlamentar, que chegou a avisar a lideranças de seu partido que retornaria ao Brasil na terça-feira (18/3), após uma temporada de 20 dias nos Estados Unidos.

 

A informação tinha sido repassada à coluna pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ). Ele disse que Eduardo voltaria para assumir a presidência da Comissão de Relações Exteriores.

 

Procurado pela coluna na terça, Sóstenes afirmou que “tudo mudou durante a madrugada” e que Eduardo decidiu ficar nos Estados Unidos e se licenciar do mandato na Câmara por quatro meses.

 

Com a decisão, o líder do PL disse que vai rever a estratégia em relação à Comissão de Relações Exteriores, que tinha sido pedida pela sigla para abrigar o filho 03 de Jair Bolsonaro.

 

No vídeo publicado nesta terça nas redes sociais, porém, Eduardo afirma que o deputado Zucco (PL-RS), atual líder da oposição na Câmara, assumirá o comando da comissão em seu lugar.

 

Eduardo disse que ficará nos Estados Unidos para “focar em buscar as justas punições que Alexandre de Moraes e a sua gestapo da Polícia Federal”. Ele admite ainda que teme ser preso por ordem de Moraes.

 

Passaporte de Eduardo Bolsonaro na mira

A Comissão de Relações Exteriores tinha sido escolhida pelo PL como um contraponto à ação ajuizada pelo PT no STF pedindo a apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro.

 

No fim de fevereiro, deputados petistas ingressaram com o pedido no Supremo alegando que Eduardo estaria cometendo crime contra a soberania nacional, ao criticar o Judiciário no exterior.

 

Relator do caso no STF, o ministro Alexandre de Moraes enviou a ação para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e deu um prazo de cinco dias para o órgão se posicionar.

 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, no entanto, decidiu não cumprir o prazo. Como antecipou a coluna, Gonet avaliou que o descumprimento não traria ônus para o processo.

 

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde 27 de fevereiro. Trata-se do mesmo dia em que o PT apresentou ao Supremo o pedido de apreensão do passaporte do deputado.

 

Por causa disso, o filho 03 de Jair Bolsonaro, inclusive, faltou à manifestação liderada por seu pai no domingo (16/3), no Rio de Janeiro, em defesa da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.

Com informações do Metrópoles

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030