Do Metrópoles – A votação para o primeiro turno das Eleições 2022 começou neste domingo (2/10), às 8h. Pela manhã, brasileiros enfrentaram longas filas, com até quase 3 horas de espera em alguns casos, flagrantes de boca de urna e prisões ao longo do dia. Ao todo, são 156,4 milhões de eleitores aptos a votar. Essa é a nona eleição para presidente desde a redemocratização.
De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Justiça, às 13h, foram registradas 184 prisões e 474 casos de crimes eleitorais até as 12h39. São nove violações do sigilo do voto e 76 denúncias de boca de urna.
No Distrito Federal, uma mulher foi levada à Superintendência da Polícia Federal após tentar fotografar uma urna, no Recanto das Emas. O presidente da seção presenciou o fato e acionou a Polícia Militar.
Todos os colégios eleitorais funcionarão com base no horário de Brasília. Além da disputa pelo cargo de chefe da República, estão em jogo os comandos dos estados e do Distrito Federal, assim como vagas para senadores, deputados estaduais (distritais, no caso do DF) e federais. As votações encerram às 17h.