O Antagonista – Os eleitores de Ciro Gomes que não estão convictos de sua escolha tendem a migrar para Lula, segundo o Datafolha. Entre os entrevistados que apontaram o pedetista como primeira opção no levantamento divulgado nesta quinta-feira (1º), 57% admitiram que podem mudar o voto até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno.
Questionada em qual candidato votaria, essa fatia do eleitorado se dividiu entre Lula (35%), Jair Bolsonaro (24%), Simone Tebet (10%) e branco/nulo (10%).
Já entre eleitores de Simone Tebet ouvidos pelo Datafolha, 48% admitem que podem repensar a escolha.
Considerando apenas essa fatia do eleitorado da emedebista, 27% responderam que votariam em Ciro, 21% dizem que migrariam para Lula e 20% admitem a possibilidade de votar em Bolsonaro. Cerca de 8% dos eleitores de Tebet declararam que votariam branco ou nulo como segunda opção.
Como mostramos, Lula lidera a corrida presidencial com 45% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 32%. Ciro Gomes tem 9% e Simone Tebet (MDB), 5%.
O Datafolha ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-00433/2022.