Na noite desta terça-feira (1º), o candidato Daniel Coelho (PSD), participou do debate entre os candidatos à Prefeitura do Recife, promovido pela TV Jornal, afiliada ao SBT. O debate foi mediado pela apresentadora do TV Jornal Meio Dia, Anne Barreto. “A gente parabeniza a TV Jornal por essa iniciativa tão importante para os eleitores do Recife poderem fazer uma comparação entre os candidatos. O debate de ideias enriquece a disputa e dá a chance ao eleitor para conhecer melhor os candidatos”, disse Daniel ao chegar à emissora.
Os candidatos puderam fazer perguntas entre si. No primeiro bloco, ao ser questionado por Dani Portela (Psol) sobre o transporte público, Daniel Coelho enfatizou que o Recife é o único do Brasil que não investe no sistema de transporte público. “Nós não vamos resolver esse problema se o município não se envolver. Hoje, o nosso sistema de ônibus é bancado, exclusivamente, pelo Governo do Estado”. E rebateu os ataques feitos pela candidata à governadora Raquel Lyra. “A governadora Raquel Lyra implantou o bilhete único no Consórcio Grande Recife, que representa uma redução importante no gasto com o transporte para o usuário de ônibus. Mas você prefere atacar uma mulher, ausente, do que discutir propostas para a melhoria do sistema de transporte público”, pontuou o candidato.
Na oportunidade de fazer perguntas, Daniel levantou o tema do combate à fome. “Nós estamos comprometidos a fazer 10 restaurantes populares e 10 cozinhas comunitárias. O Recife gastou mais no buffet de Carnaval do que no combate à fome. Isso mostra a falta de compromisso com esse tema e as prioridades do atual prefeito, que prefere gastar com os amigos dele ao invés de investir na população”.
No segundo bloco, Daniel Coelho abriu a rodada de perguntas sobre a universalização do saneamento, tema sorteado na hora. Daniel questionou o atual prefeito sobre a posição que o Recife ocupava há 12 anos no ranking do saneamento e que agora está dez posições abaixo com apenas 49% de área saneada. “João enrolou e não respondeu à minha pergunta. Eles fazem promessas há anos e não cumprem. Prefere criticar a Compesa, esquecendo que foi o partido dele que entregou um péssimo serviço de abastecimento no governo Paulo Câmara, após 16 anos de governo do PSB”.
Sobre as Parcerias Público-Privadas (PPPs) na saúde, Daniel enfatizou a preocupação com o índice no Recife de que a cada quatro cidadãos, um está em área descoberta pelo atendimento à saúde básica. “Nós vamos utilizar as Parcerias Público-Privadas para resolver isso com a telemedicina para zerar a fila de exames, acelerar o atendimento às consultas e reduzir o tempo entre o diagnóstico e o tratamento. Não importa se é privado público. O que interessa à população é ser atendida e ter seu problema de saúde resolvido”, ressaltou.
Nas considerações finais, Daniel deixou um recado aos eleitores e eleitoras. “Eu vivo o Recife intensamente. Fui vereador dessa cidade por duas vezes, deputado estadual, seis vezes o melhor deputado federal de Pernambuco. Eu fui autor das primeiras leis de educação ambiental e de proteção dos animais. Faz 12 anos que o PSB governa o Recife e os problemas crônicos da cidade se acumulam e não foram resolvidos. Estamos pedindo que a população faça uma reflexão sobre o que verdadeiramente mudou e pedimos uma oportunidade para resgatarmos o protagonismo do Recife e resolver de verdade os problemas estruturais da cidade”, finalizou Daniel.