Em evento pelos 200 anos do Ginásio Pernambucano, governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para reforma do prédio histórico

Foto: Hesíodo Góes/Secom

 

 

 

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta terça-feira (2), ordem de serviço no valor de R$ 3,5 milhões para o início das obras de restauração e modernização da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ginásio Pernambucano, na área central do Recife. A iniciativa foi anunciada durante solenidade em comemoração aos 200 anos da histórica escola da capital pernambucana, celebrados hoje. Para a requalificação completa da unidade de ensino, ao todo serão investidos R$ 7 milhões.

 

 

“O Ginásio Pernambucano conta muito da história de Pernambuco, de pessoas que passaram por aqui e deixaram suas marcas na história do nosso Estado e do Brasil. Quando chegamos ao governo encontramos uma escola absolutamente abandonada, mas hoje assinamos a ordem de serviço para o início do processo de restauração desse patrimônio histórico. Neste momento são R$ 3,5 milhões, e com isso já conseguimos garantir climatização, intervenções no forro, fachada, bem como a disponibilização de toda a estrutura necessária para que a escola possa funcionar na sua plenitude”, declarou a governadora Raquel Lyra. A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou o evento.

 

 

Foto: Hesíodo Góes/Secom

 

 

Em 2004, o Ginásio Pernambucano foi pioneiro na rede estadual ao implementar o modelo de Educação Integral. Hoje, a unidade possui cerca de 720 estudantes distribuídos em 17 turmas. O secretário de Educação do Estado, Gilson Monteiro, destacou que a requalificação do espaço garantirá melhores instalações e maior conforto para os alunos e funcionários. “Ter um espaço recuperado, bem cuidado, tem um impacto muito significativo para os alunos e funcionários, porque isso permite uma conexão direta entre passado e presente, criando uma verdadeira imersão na história”, afirmou.

 

 

A obra de restauração e modernização do GP será realizada em etapas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), sem comprometer o calendário escolar, como conta a presidente do órgão, Renata Borba. “Trata-se de um pontapé inicial fundamental para a requalificação completa da escola, que incluirá a climatização, a acessibilidade e o sistema de prevenção e combate a incêndio”, pontuou. No local, espaços como o Salão Nobre, refeitório, cozinha e museu também passarão por requalificação, garantindo mais conforto e preservando a originalidade do prédio histórico.

 

 

De acordo com o deputado estadual João Paulo, a reforma da escola é mais uma demonstração do compromisso da governadora Raquel Lyra com a educação pernambucana. “A luta pela educação é fundamental, e a governadora tem se dedicado muito a esta que é uma das áreas mais bem avaliadas do seu governo, pois quem pensa no futuro não pode fazer isso sem investir em educação de qualidade”, apontou.

 

 

Segundo o gestor da Erem Ginásio Pernambucano, Antonio Rosa, os 200 anos da instituição mostram o fortalecimento de uma escola que já recebeu personalidades como Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Celso Furtado e Epitácio Pessoa. “O bicentenário do Ginásio Pernambucano é um momento muito especial, principalmente pela forma como ele chega. É um momento em que a escola será restaurada, em que ela volta a apresentar indicadores de qualidade dignos da sua própria trajetória, com um corpo docente e um corpo discente também espetaculares”, disse Antonio.

 

 

O aluno Jorge Alexandre, do 3º ano do ensino médio, considera que a requalificação do GP será importante para preservar também o museu da unidade de ensino. “Eu estou muito feliz com essa restauração, pois a nossa escola é um patrimônio muito importante, não só para o nosso Estado, mas também para o país. Aqui nós temos até um museu de história natural, do qual sou monitor desde o primeiro ano”, afirmou.

 

 

Participaram do evento os deputados estaduais Antônio Moraes e Renato Antunes; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, entre outras autoridades.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”