
Diretamente de Pequim, onde cumpre agenda oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de seu amigo e ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, aos 89 anos. Em nota divulgada na noite desta terça-feira (13), manhã de quarta-feira (14) na China, Lula exaltou a trajetória política e humana do líder uruguaio, definindo sua vida como um exemplo raro de firmeza e doçura combinadas.
“Pepe Mujica partiu nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados”, escreveu Lula. Ele destacou a atuação de Mujica contra a ditadura uruguaia e sua firme defesa da democracia e da justiça social. Para o presidente brasileiro, Mujica foi uma referência ética e política que ultrapassou fronteiras e se tornou símbolo da esquerda latino-americana.
Lula também relembrou o último encontro entre os dois, no fim de 2023, na chácara de Mujica, nos arredores de Montevidéu. Na ocasião, o líder brasileiro concedeu a ele a Ordem do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria oferecida pelo Estado brasileiro a estrangeiros. A homenagem reforçou os laços pessoais e políticos entre os dois, construídos ao longo de décadas de militância e governos progressistas.
Com retorno ao Brasil previsto para as próximas horas, Lula ainda não confirmou se estará presente no velório de Mujica, que, segundo a imprensa uruguaia, começará na manhã desta quarta-feira em Montevidéu. A morte do ex-presidente uruguaio encerra uma era e deixa um vácuo simbólico na política latino-americana, marcado por sua simplicidade, austeridade e profundo compromisso com os mais pobres.












