Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Fernando de Noronha recebe título internacional como ‘ponto de esperança’ marinha

Foto: Divulgação

 

Fernando de Noronha recebeu o título de Hope Spot — que significa “ponto de esperança” — concedido pela organização internacional Mission Blue, que é dedicada à conservação marinha.

 

O reconhecimento foi divulgado na quinta (30) e destaca o arquipélago como uma área de grande biodiversidade e importância ambiental.

 

A oceanógrafa Sylvia Earle, fundadora da Mission Blue, afirmou que Noronha tem águas cristalinas e uma vida marinha abundante, o que faz do arquipélago um verdadeiro santuário de biodiversidade.

 

Ela destacou que o arquipélago abriga um mosaico de ecossistemas em equilíbrio, como recifes de corais, costões rochosos, fundos arenosos, campos de algas, canais profundos e áreas de transição oceânica.

 

Segundo Sylvia Earle, o título reforça o trabalho de cientistas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e moradores que há décadas se dedicam à preservação ambiental de Fernando de Noronha.

 

Preservação

 

O arquipélago abriga duas áreas de conservação: o Parque Nacional Marinho e a Área de Proteção Ambiental (APA). O parque é uma zona de proteção integral, com regras mais rígidas, enquanto a APA abriga a comunidade local e permite atividades controladas.

 

Segundo pesquisadores, Noronha abriga cerca de 1.500 espécies de fauna e flora, entre elas 250 tipos de peixes recifais, tartarugas marinhas e golfinhos-rotadores.

 

Fernando de Noronha também serve de abrigo para cerca de 80 espécies de aves, incluindo duas exclusivas do arquipélago: a Cocorutade-Noronha (Elaenia ridleyana) e o Sebinho-de– Noronha (Vireo gracilirostris).

 

Embaixadores

 

O reconhecimento também homenageia profissionais e pesquisadores que se destacam na proteção do meio marinho. Três moradores de Noronha foram nomeados Hope Spot Champions, uma espécie de embaixador do título:

 

Fábio Borges, presidente do Instituto Vida no Oceano e coordenador do Projeto Tubarões e Raias de Noronha;

 

Rafaely Ventura, coordenadora da Fundação Projeto Tamar;

 

Lucas Penna, biólogo e servidor do ICMBio.

 

Fábio Borges destacou que o reconhecimento é importante, principalmente no cenário internacional.

 

“Poucos lugares no mundo têm esse título. Ele reforça a relevância da biodiversidade de Noronha e pode abrir caminho para novas pesquisas e ampliação das áreas protegidas”, disse.

 

Borges acrescentou que o título pode fortalecer o turismo sustentável no arquipélago. “O reconhecimento deve atrair visitantes mais conscientes e conectados com o meio ambiente”, afirmou.

 

A bióloga Rafaelly Ventura ressaltou que Fernando de Noronha é um dos melhores lugares do mundo para pesquisa científica e conservação da natureza.

 

“A Fundação Projeto Tamar tem mais de 40 anos de história e foi pioneira na preservação marinha no Brasil. É um privilégio fazer parte desse trabalho e contribuir para o reconhecimento de Noronha ”, avaliou.

 

O biólogo Lucas Penna, do ICMBio, destacou que o título reforça a importância de preservar o arquipélago.

 

“Fernando de Noronha não é apenas um destino bonito, mas também um exemplo de conscientização ambiental e esperança para quem vive e visita o lugar”, afirmou.

 

Com informações do G1

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”