Três meses após a concessão da honraria de Doutor Honoris Causa da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes recebeu mais uma condecoração, na manhã dessa segunda-feira (2/12). No ano em que comemora 50 anos de vivência na capital federal, ele conquistou o título de Cidadão Honorário de Brasília em uma prestigiada sessão solene, realizada no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Autoridades dos Três Poderes da capital federal e do Brasil marcaram presença na homenagem para o ministro do STF, a exemplo do procurador-geral da República, Paulo Gonet; o governador do DF, Ibaneis Rocha; o governador de Alagoas, Paulo Dantas; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Georges Seigneur; o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha; deputados federais e distritais; desembargadores; juízes; embaixadores; e líderes religiosos.
À frente da sessão solene estiveram o presidente da CLDF, o deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), e o vice-presidente, o deputado distrital (PT-DF) Ricardo Vale. Na avaliação do chefe da casa legislativa, o ministro do STF e professor de direito Gilmar Mendes “é um dos homens mais importantes deste país”.
“O título é extensivo aos familiares que fazem parte desta história tão maravilhosa do homenageado”, completou o parlamentar.
Cofundador do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Gilmar chegou à CLDF acompanhado da esposa, Guiomar Mendes. Também compareceram ao evento os dois filhos do ministro, Francisco Mendes e Laura Mendes, que compôs a mesa diretora da casa legislativa durante a sessão solene. O pequeno Benjamin representou os outros três netos do homenageado, sendo eles, Cecília, Antônio e Maria, de apenas dois meses.
O pedido para a entrega do título de Cidadão Honorário de Brasília a Gilmar Mendes começou em 2011, requerido pela ex-deputada distrital Liliane Roriz. O vice-presidente da CLDF, o deputado distrital Ricardo Vale, reiterou que a honraria é concedida a pessoas que se destacam, e o ministro do STF merece por conta da sua trajetória “enciclopédica”.
“O ministro Gilmar Mendes sempre atuou com firmeza, seriedade, serenidade intelectuais permitidas pela sua sólida formação acadêmica e pelo rigor de sua personalidade”, disse Vale. Com a palavra, o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, descreveu o homenageado como “inspiração” e enfatizou sobre a concessão da honraria: “Esse título não se limita aos 24 deputados, e sim a toda a população do Distrito Federal. Obrigada pelo o que o senhor fez pelo Brasil e pelo DF”.
“É com muita honra que Brasília concede esse título”, citou. Já o governador de Alagoas, Paulo Dantas, definiu o ministro do STF como “professor, homem público transparente, sério, comprometido com a democracia”. “O senhor é a prova concreta da resiliência da nossa jovem democracia”, pontuou.
Com informações do Metrópoles