Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Gilmar Mendes se reúne com indígenas e reforça diálogo sobre marco temporal

Foto: FELLIPE SAMPAIO /STF

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu nesta terça-feira (8) representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), principal entidade de defesa dos direitos indígenas no país. Mendes é o relator das ações que discutem a validade da tese do marco temporal — defendida por partidos como PL, PP e Republicanos — e das que contestam sua constitucionalidade, apoiadas por entidades indígenas e partidos governistas.

 

Durante o encontro de cerca de 40 minutos, o ministro reafirmou que a decisão de abrir um processo de conciliação não impede o governo de seguir com a demarcação de terras indígenas e garantiu que nenhum direito será retirado dos povos originários. Mendes citou como exemplo positivo a conciliação em torno da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, no Mato Grosso do Sul, e o acordo de reparação aos Avá-Guarani, no Paraná. Ele também renovou o convite para que a Apib retorne à comissão de conciliação.

 

A tese do marco temporal estabelece que os povos indígenas só têm direito às terras que ocupavam em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. A Apib se retirou das negociações em agosto do ano passado, alegando que os direitos indígenas são inegociáveis e que não havia paridade no processo. Mesmo assim, Mendes manteve os debates em andamento.

 

O impasse ganhou força após o Congresso Nacional derrubar, em dezembro de 2023, o veto do presidente Lula ao projeto de lei que validou o marco temporal, contrariando decisão anterior do STF, que julgou a tese inconstitucional. Esse conflito entre os poderes reforça a importância das discussões em torno da proteção dos direitos indígenas.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030