Governo abre licitação para obras de alargamento da Avenida Caxangá, no Recife

 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), publicou, na última terça-feira (28), o edital para a contratação de empresa de engenharia responsável pela execução das obras remanescentes de alargamento da Avenida Caxangá (PE-005), na Zona Oeste do Recife, nos trechos de 13 estações de BRT distribuídas pela via. O investimento estimado para a execução das obras é de R$ 3.918.502,26. A intervenção faz parte das obras da Copa do Mundo de 2014 e que até hoje não haviam sido concluídas. Desde o início da atual gestão, em 2023, o Estado já investiu mais de R$ 200 milhões na requalificação de corredores viários como a PE-15 e Avenida Pan Nordestina, além da retomada das obras do Terminal Integrado de Igarassu.

 

“O alargamento da Avenida Caxangá nos trechos das estações de BRT localizadas nesta importante via que corta a Zona Oeste do Recife representa o pagamento de uma dívida antiga do Estado para com os pernambucanos. Com essa intervenção, vamos ajudar a melhorar a mobilidade na nossa capital, otimizando o deslocamento não apenas de quem usa carro, mas sobretudo transporte público. Também iremos recuperar sete estações de BRT e construir outras oito para que os usuários do sistema de transporte público de passageiros sejam tratados com mais dignidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.

 

A sessão para definição da empresa responsável pelas obras será realizada no dia 13 de fevereiro. O projeto contempla melhorias no entorno de 13 estações de BRT: Abolição, Zumbi, Getúlio Vargas, Forte do Arraial, Parque do Cordeiro, Caiara, BR-101, Riacho Cavouco, Engenheiro Poeta, Capibaribe, Padre Cícero, Barreiras e Areinha, além do trecho de acesso à Estrada de Aldeia (PE-027). “Não se trata de uma ampliação ao longo de toda a via, mas sim de intervenções pontuais para melhorar o fluxo nesses trechos”, explicou o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano do Estado, Francisco Sena.

 

ESTAÇÕES DE BRTS – Além de coordenar as obras de alargamento da Avenida Caxangá, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) está responsável por gerenciar um pacote adicional de obras de mobilidade que inclui a aplicação de mais de R$ 258 milhões nos corredores de transporte que ligam os municípios da Região Metropolitana do Recife. Este mês, a gestão estadual assinou com a Caixa Econômica Federal (CEF) o termo de compromisso que assegura o direcionamento desse montante em obras estratégicas de mobilidade urbana. O investimento foi pleiteado pelo Estado junto ao governo federal através dos recursos do Novo PAC.

 

A requalificação das estações de BRT é uma prioridade dentro desse pacote. No Corredor Norte-Sul, sete estações serão recuperadas e outras duas novas serão construídas, a Estação Cruz de Rebouças (Igarassu) e a Estação Matinha (Paulista). No Corredor Leste-Oeste, que inclui a Avenida Caxangá até Camaragibe, serão implantadas seis novas estações. A expectativa da Seduh é que as obras de requalificação das estações sejam concluídas ainda este ano. “Nosso objetivo é finalizar a recuperação dessas sete estações no Corredor Norte-Sul até o final do ano, e entregar as duas novas até o primeiro trimestre do ano que vem”, informou o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano.

 

O pacote também envolve a modernização de três terminais integrados de passageiros: Terminal de Camaragibe, Terminal da PE-15 e Terminal Pelópidas Silveira (esses dois últimos na cidade de Paulista). O Estado também vai instalar novas passarelas e semáforos inteligentes, que darão maior fluidez à faixa exclusiva de BRT, garantindo um deslocamento mais rápido e eficiente para os usuários do sistema.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”