Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Governo de Pernambuco desativa penitenciária Barreto Campelo após 50 anos

Foto: Reprodução/TV Globo

 

O governo de Pernambuco iniciou, nesta terça-feira (1º), a desativação da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, após cinco décadas de funcionamento. A unidade masculina, que possuía 640 vagas e abrigava 472 detentos em regime fechado, será desativada devido à sua estrutura precária e falta de manutenção.

 

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a transferência dos presos começou às 6h e segue em andamento. Os detentos estão sendo realocados para três unidades prisionais: o Complexo de Itaquitinga, na Mata Norte, e o Complexo do Curado, no Recife.

 

A operação mobiliza um grande efetivo de segurança, incluindo 115 policiais penais, 12 policiais civis, 332 policiais militares, além do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal e equipes de inteligência, com monitoramento por drones e câmeras.

 

Inaugurada em 13 de dezembro de 1973, a penitenciária de Itamaracá era a única unidade masculina de regime fechado na ilha. O município ainda abriga a Penitenciária Agroindustrial São João, que opera em regime semiaberto.

 

De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Paulo Paes, a desativação ocorre devido à fragilidade estrutural da unidade, que comprometia os direitos humanos dos detentos. A falta de manutenção ao longo dos anos agravou a deterioração do prédio, tornando inviável sua continuidade como centro de reclusão.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030