Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Hugo Motta diz que não poderá instalar CPI do INSS por limitações regimentais

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

 

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (19) que não poderá dar andamento à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), devido a restrições previstas no regimento interno da Casa.

Segundo Motta, a Câmara só pode manter até cinco CPIs em funcionamento ao mesmo tempo, e atualmente existem 12 pedidos protocolados aguardando análise. “Eu não tenho como instalar a CPI porque existem outras 12 CPIs na frente e, na Câmara dos Deputados, que eu presido, nós só podemos ter cinco comissões funcionando concomitantemente”, explicou o deputado após reunião com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo.

Embora nenhuma CPI esteja em funcionamento neste momento, os pedidos protocolados tratam de temas diversos — como crimes cometidos por meio das redes sociais contra crianças e adolescentes, irregularidades em planos de saúde, e investigações sobre a conduta de autoridades do Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta da CPI do INSS foi o primeiro requerimento apresentado pela oposição neste ano, com o objetivo de investigar um esquema de fraudes envolvendo descontos não autorizados aplicados em aposentadorias e pensões.

Diante do impasse, partidos da oposição agora articulam a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que reuniria deputados e senadores. Neste caso, a decisão sobre a instalação cabe ao presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), que também comanda o Senado Federal.

“Com relação à CPI mista, cabe ao presidente do Congresso, que é o senador Davi Alcolumbre, fazer a avaliação sobre a instalação ou não dessa CPMI”, concluiu Hugo Motta.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”