Por Renata Gondim – Já diz o velho ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”! E foi o que fez o candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Danilo Cabral (PSB). Nesta terça-feira ele seguiu para São Paulo, acompanhado da candidata ao Senado, Teresa Leitão (PT), para uma reunião com o ex-presidente Lula (PT).
Depois da primeira participação de Lula na pré-campanha, a expectativa era a de o presidenciável voltasse ao Estado na etapa oficial, mas, a pouco mais de 10 dias para as eleições, nada foi confirmado. O que também não é de se estranhar, visto que a candidata “não oficial” e que está em primeiro lugar nas pesquisas, Marília Arraes (Solidariedade), também pede votos para ele.
Oficialmente, a assessoria de campanha de Danilo informou que o encontro teve por objetivo traçar uma estratégia para a reta final do primeiro tuno, cuja votação será no próximo dia 2 de outubro.
“O presidente está animado com o crescimento da nossa campanha rumo ao segundo turno; e com a liderança de Teresa. Foi um encontro onde definimos a estratégia para esta semana de campanha e para a próxima, que é a última antes do primeiro turno. Precisamos eleger Lula já no dia 2 de outubro para o Brasil se livrar logo de Bolsonaro. Enquanto à nossa campanha, Lula terá um papel importantíssimo para garantimos a vitória no segundo turno, como já mostram as nossas pesquisas. Vamos juntos fazer esse reencontro de Pernambuco com o Brasil”, disse Danilo.
Certamente, o encontro serviu também para captar novas declarações de apoio do presidente em um contexto mais atualizado com o cenário às vésperas do pleito, e amenizar os boatos de que o partido dos Trabalhadores estaria aos poucos descendo do palanque.
Danilo, inclusive, havia anunciado um evento para hoje, final da tarde, na comunidade do Bode, no Pina. Não se sabe se está agenda com Lula foi em cima da hora, mas o fato é que quem acabou cumprido o compromisso foi o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Amanhã (21), Danilo e Teresa já voltam a Pernambuco para cumprir agenda em Abreu e Lima, Olinda e no Recife.