
O prefeito do Recife, João Campos, foi aclamado como a maior liderança do PSB durante o XVI Congresso Estadual do partido, realizado neste sábado (5), no Recife. Na ocasião, o gestor, que é candidato à presidência nacional da sigla, reforçou o propósito de fazer o PSB dar “passos ainda mais largos” e ser “o maior partido da centro-esquerda brasileira”. O evento teve a presença do atual presidente nacional, Carlos Siqueira, de prefeitos, parlamentares e lideranças de todo o estado.
“Vamos chegar fortalecidos para ter um partido unido, que vai crescer. A gente vai dar passos ainda mais largos e o PSB se consagrará nas urnas, em 2026, como o maior partido da centro-esquerda brasileira”, afirmou Campos, defendendo a manutenção do alinhamento que consagrou a vitória de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) em 2022. “Estaremos juntos em um projeto nacional com o presidente Lula e com o vice Alckmin. O PSB vai estar ao lado da luta legítima, da luta decente, vai ter lado e posição político-eleitoral. Não estaremos à mercê do vento de conveniências e oportunidades”, completou.
ELEIÇÃO – Durante o congresso, foram eleitos os membros do diretório, da comissão executiva estadual e das comissões executivas dos segmentos organizados do partido. O deputado Sileno Guedes, que preside o PSB em Pernambuco desde 2011, foi reconduzido à função por mais três anos. “Agradeço às nossas lideranças e à nossa militância pela confiança no nosso trabalho. Terei a missão de presidir o partido em um período decisivo da nossa história, momento em que o PSB se preparará para oferecer a Pernambuco uma alternativa que recoloque nosso estado nos trilhos”, declarou.
A partir das escolhas feitas pelos municípios nos congressos locais e regionais, cerca de 70 delegados e delegadas também foram eleitos para representar Pernambuco no Congresso Nacional do PSB, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Brasília. O prefeito João Campos deve ser eleito presidente nacional do partido durante esse evento.
O XVI Congresso Estadual do PSB de Pernambuco foi marcado ainda por discursos de deputados, prefeitos, vereadores, dirigentes dos segmentos sociais organizados e militantes históricos do PSB. Também foi registrada a participação de representantes de outros partidos, como a senadora Teresa Leitão (PT), o vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), o presidente estadual do PSDB, deputado Álvaro Porto, e o presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade.