Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Lula acelera reforma ministerial após saída de Juscelino e pressões por entregas

Foto: Ricardo Sturcket/PR

 

A demissão de Juscelino Filho (União Brasil) do Ministério das Comunicações reacendeu as articulações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para promover uma nova rodada de mudanças nos ministérios. A reformulação deve começar já na próxima semana, com foco em reequilibrar forças políticas na Esplanada e responder a pressões por resultados em áreas estratégicas do governo.

 

Lula pretendia adiar essas trocas até 2026, visando consolidar alianças para sua eventual reeleição. No entanto, diante das dificuldades de garantir apoio já em 2025, o presidente avalia alterações pontuais, incluindo a substituição de ministros do próprio PT. Estão cotadas as saídas de Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Cida Gonçalves (Mulheres) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), sendo os dois primeiros substituídos por nomes petistas e o terceiro, possivelmente, por Guilherme Boulos (PSOL-SP).

 

O União Brasil deve seguir à frente do Ministério das Comunicações, mas a permanência do partido na pasta virou incerteza. O deputado Pedro Lucas (MA), indicado para o cargo, ainda não confirmou se aceitará o convite, alegando necessidade de diálogo com sua bancada. A resposta é esperada após a Páscoa.

 

Internamente, os ministérios passam por turbulências. Paulo Teixeira é criticado por movimentos sociais pela lentidão na reforma agrária. Cida Gonçalves enfrenta denúncias de assédio moral e ambiente tóxico na pasta das Mulheres, enquanto Macêdo sofre rejeição entre movimentos sociais e pode dar lugar a Boulos — embora o fracasso de um ato recente organizado por ele pese contra sua indicação.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030