De O Globo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira que quer conversar com partidos como PP, Republicanos e União Brasil para dar “tranquilidade ao governo nas votações”. Durante sua live semanal, Lula disse que dialoga com partidos individualmente e não com “o Centrão enquanto organização”. Para o presidente, é “normal” que os partidos que desejem apoiar o governo participem da gestão. Lula também falou que se prepara para fazer uma cirurgia no quadril em outubro e que muitas vezes fica de mau humor por causa das dores.
“Eu não quero conversar com o Centrão enquanto organização. Eu quero conversar com o PP, Republicanos, PSD e União Brasil. É assim que a gente conversa. E é normal que, se esses partidos quiserem apoiar a gente, eles queiram participar do governo. E você tenta arrumar um lugar para colocá-los, para dar tranquilidade ao governo nas votações que precisamos para aprimorar o funcionamento do Brasil. É exatamente isso que vai acontecer”.
Lula voltou a rebater a pressão do Centrão para ocupar alguns espaços do governo e afirmou, mais uma vez, que quem oferece o ministério é o presidente da República. O chefe do Executivo afirmou também que ainda não conversou sobre possíveis trocas ministeriais, mas que o assunto deve ser discutido nos próximos dias
“É direito das pessoas quererem fazer acontecer e falar o seguinte: estou a fim de participar do governo. Participar do governo, você pode ter um ministério. Agora, não é o partido que quer vir pro governo que escolhe o ministério. Quem escolhe o ministério é o presidente da República. Quem indica o ministério é o presidente da República, quem oferece o ministério é o presidente da República. E eu acho plenamente possível. Vamos discutir isso nos próximos dias, não estou preocupado, ainda não fiz nenhuma conversa com ninguém”, disse.