Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Lula fez troca programada de aeronave em viagem ao Japão; entenda

Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trocou de avião em uma parada técnica, nos Estados Unidos, durante a viagem de ida para o Japão, onde terá agendas nos próximos dias em busca de novas parcerias comerciais.

 

Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), o procedimento já estava programado e foi adotado para reduzir o número de paradas técnicas até Tóquio.

 

Lula deixou Brasília na noite de sábado, por volta das 21h, a abordo do VC-1, avião oficial da Presidência, uma versão adaptada de um Airbus ACJ-319, comprada pelo próprio petista em 2005 e conhecida como “Aerolula”.

 

No domingo, o VC-1 pousou em Houston (EUA), onde Lula e sua comitiva migraram para o KC-30, versão adaptada para uso militar do Airbus A330-200. Trata-se de uma aeronave de maior porte e com maior autonomia.

 

Com a troca, Lula não precisou fazer uma parada adicional para reabastecimento em Anchorage, no Alaska, e seguiu direto até Tóquio, onde chegou por volta das 22h15 de domingo, no horário de Brasília, e manhã de segunda-feira no horário da capital japonesa.

 

A viagem de ida de Lula levou quase 25 horas, conforme os registros da Presidência.

 

Segundo apurou o g1, se tivesse feito todo o trajeto a bordo do VC-1, Lula teria demorado de cinco a seis horas a mais para pousar em Tóquio.

 

Com o peso médio de uma comitiva presidencial, o VC-1 consegue voar por cerca de nove horas, enquanto o KC-30 suporta até 17 horas de voo.

 

KC-30

O KC-30 é um avião maior do que o VC-1, porém menos confortável, mas costuma ser adaptado para ser usado por presidentes da República.

 

O KC-30 tem 59 metros de comprimento e capacidade para transportar até 238 passageiros.
A aeronave foi comprada no governo de Jair Bolsonaro (2019-2022) e tem sido utilizada em diferentes missões, como os voos de repatriação de brasileiros da Faixa de Gaza e do Líbano, de ajuda humanitária na tragédia climática do Rio de Grande do Sul, no transporte logístico de material, entre outras.

 

Por causa da maior autonomia, Lula já utilizou o KC-30 em outras oportunidades, a fim de reduzir o tempo de deslocamento em viagens mais longas.

 

Em 2023, ele viajou de KC-30, por exemplo, para os Estados Unidos e Arábia Saudita. Em 2024, usou a aeronave para ir até a Suíça. No mesmo ano, o vice-presidente Geraldo Alckmin foi de KC-30 até o Azerbaijão.

 

Avião presidencial

Segundo a Secom, a troca de aeronave em Houston já estava planejada e não houve problema técnico durante o voo.

 

O avião presidencial VC-1 teve um problema técnico em outubro de 2024 logo após decolar no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, perto da Cidade do México.

 

Segundo a FAB, o problema foi resolvido durante o voo, porém a aeronave precisou dar 50 voltas, em quase cinco horas, para consumir combustível e pousar em segurança.

 

Lula e a comitiva de ministros e parlamentares retornaram ao Brasil em um avião reserva. Após revisão, o VC-1 voltou a ser usado por Lula, que intensificou as viagens dentro do país nas últimas semanas.

 

Após o incidente, o presidente declarou que comprará uma aeronave para Presidência, o que ainda não foi feito.

 

Com informações do G1

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030