
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (9) que o partido União Brasil continuará com a indicação para o Ministério das Comunicações, após a saída de Juscelino Filho. Durante entrevista após a Cúpula da Celac, em Honduras, Lula sinalizou que o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA), atual líder da legenda na Câmara, é o nome mais cotado para assumir a pasta.
“Eu já tenho o nome, conheço o Pedro Lucas. Vou conversar com o União Brasil e, se for o caso, já discuto a nomeação dele”, disse Lula, que também mencionou a intenção de se reunir com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e dirigentes do partido ao retornar ao Brasil nesta quinta (10). A escolha reforça a articulação política do governo para manter a base aliada no Congresso.
A saída de Juscelino Filho do ministério foi oficializada na terça-feira (8), após ele ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por suspeita de desvios de emendas parlamentares. Lula comentou que, embora todo cidadão tenha direito à defesa, considera saudável que ministros denunciados se afastem para evitar desgaste ao governo.
O presidente ainda reforçou que mudanças ministeriais serão feitas com calma e de forma estratégica. “Qualquer mudança no governo é uma decisão do presidente. As coisas vão ser feitas com tranquilidade. Estamos vivendo um bom momento na economia e na política”, declarou.