Da Folha de Pernambuco – O vereador Amaro Cipriano Maguari (PP) assumiu o mandato na Câmara Municipal do Recife, em reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (13), em virtude de decisão judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
O novo parlamentar, que é suplente de vereador do Partido Progressista, entrou na vaga da vereadora Michele Collins, que solicitou licença à Casa, no dia 3 de julho, para assumir o mandato de deputada federal deixado por Clarissa Tércio. No início do mês de Julho, Tercio tirou licença do cargo de deputada federal para disputar a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
A reunião Ordinária foi conduzida pelo 1º vice-presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Hélio Guabiraba (PSB), que convocou Amaro Maguari a se apresentar à Mesa Diretora da reunião. “Em virtude de decisão judicial, tutelar de urgência, prolatada pelo excelentíssimo desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo nos autos do mandato de segurança cível número 0041418-93-2024.8.17.9000, quero ter a honra de chamar Amaro Cipriano Maguari para apresentar a declaração de bens e o diploma do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)”, disse Hélio Guabiraba.
O vereador, que já exerceu o mandato em outras quatro vezes anteriores, tem como principal bandeira o atendimento aos mais carentes das comunidades do Recife, sobretudo do bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste, e áreas adjacentes. Ele, inclusive, já foi presidente da Associação Comunitária de Jardim São Paulo por duas vezes.
Após o juramento de praxe, o vereador Amaro Cipriano Maguari fez um discurso. Ele agradeceu ao presidente do Partido Progressista, o deputado federal Lula da Fonte; ao corpo jurídico do PP; ao deputado estadual Cleiton Collins e à ex-vereadora Michele Collins; além do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB); ao presidente da reunião Ordinária, vereador Hélio Guabiraba; e aos seus familiares.
“Ao ocupar esta tribuna, neste dia 13 de agosto de 2024, passa por mim uma alegria e uma tristeza ao mesmo tempo. Alegria é por ter voltado a esta Casa legislativa. A tristeza é discursar no dia em que faz exatamente 10 anos da morte do ex-governador Eduardo Campos, um dos melhores políticos do Brasil”, disse.