A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, participou, na manhã de hoje, de um encontro com profissionais de saúde, de várias áreas, que atuam no Hospital da Restauração. Durante o encontro, Marília ouviu dezenas de relatos dos profissionais sobre os problemas que a unidade enfrenta e que colocam em risco a qualidade do atendimento à população e a segurança de pacientes e de que trabalha no local.
Marília enfatizou aos profissionais de saúde seu compromisso com o resgate da saúde no Estado, uma das prioridades de seu programa de Governo.
“A Saúde de Pernambuco está na UTI. O HR é um retrato fiel dessa realidade absurda! A Saúde é uma prioridade absoluta para nós e vai ser tratada assim durante os quatro anos de gestão. Um dos primeiros programas que vamos colocar para funcionar, a partir de janeiro, será o Restaurar que vai recuperar estruturalmente e fazer operar como devem todos os hospitais estaduais. Além disso, vamos ampliar os serviços de média e alta complexidade e concluir as obras paradas do Sertão ao Litoral.”
A candidata também reforçou seu compromisso com a transformação das 13 UPAE’s do Estado em unidades de alta resolutividade. “A população vai poder finalmente contar com médicos de várias especialidades de forma ágil e eficiente. E poderá fazer os exames que eles solicitam porque as UPAE’s vão funcionar como deveria e não como é hoje”, destacou.
O enfermeiro Rodrigo Patriota relembrou alguns dos problemas recentes vividos na unidade. “Imagina você ter que correr para salvar a vida de pacientes que estão dentro de uma UTI porque o teto caiu e a água começou a cair em cima das pessoas? Ou você ter que trabalhar improvisando material de curativos, suturas, ou sem saber se a medicação que tem disponível será o suficiente para os pacientes? Há anos a Saúde de Pernambuco foi abandonada e a população é quem paga esse preço altíssimo. A nossa rotina aqui no HR é cansativa por si só, mas o que mais nos afeta é o peso, a carga mental de trabalhar sem condições, sem estrutura”, destacou.
O Hospital da Restauração é o maior da rede pública de Pernambuco. É também a principal emergência para o atendimento de pacientes politraumatizados do Norte e do Nordeste. O HR abriga o Centro de Tratamento de Queimados, que é referência nacional. Há anos a unidade enfrenta sérias dificuldades. Matérias recentes na imprensa local denunciaram vários destes problemas entre desabamento de teto, rompimento de encanação, alagamentos, princípio de incêndio e outros inúmeros transtornos.
Este ano, a enfermaria do HR foi alvo de uma interdição ética na emergência de trauma e nas salas vermelha e laranja 1 e 2. De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem, a medida foi tomada após a constatação de “riscos à integridade física dos profissionais e pacientes.
*PROPOSTAS* – Além do programa Restaurar, o Programa de Governo de Marília traz outras propostas para a área de Saúde:
*• Mais Médicos Pernambuco-*
Financiamento de cursos de medicina em faculdades privadas com a contrapartida de prestação de serviços no interior por três anos;
*• Mais Saúde-* Programa de residência e cursos de especialização no interior como forma de incentivar a fixação de médicos nos municípios do interior;
*• Saúde Digital-* Atendimento via telemedicina e integração do prontuário eletrônico para todo o Estado;
*• Saúde Básica-* Apoio aos municípios para expansão da rede de unidades básicas de saúde a partir de critérios de distribuição do ICMS.
Com informações da assessoria de imprensa.