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Metrô na Agamenon, monotrilho até o Pina e BRT na avenida Norte: confira soluções para mobilidade do Grande Recife selecionadas pelo BNDES

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

 

Com o objetivo de estimular soluções para a questão da mobilidade em grandes cidades brasileiras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluiu a primeira parte de um estudo para financiar projetos em grandes áreas urbanas das 21 maiores regiões metropolitanas do Brasil.

 

Apenas em Pernambuco foram agrupadas 18 possíveis soluções para os problemas de locomoção da Região Metropolitana do Recife, incluindo novas linhas de metrô, novos corredores de ônibus, implementação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e BRTs.

 

O levantamento reúne propostas encaminhadas pelo governo de Pernambuco, pela prefeitura do Recife e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que, juntas, podem beneficiar quase 3 milhões de pessoas.

 

Os projetos incluem uma linha de metrô elevada por cima do canal da avenida Agamenon Magalhães – que corta a região central do Recife e liga o município a Olinda; um monotrilho entre o bairro da Macaxeira, na Zona Norte, e o Pina, na Zona Sul da cidade; e a criação de um corredor BRT na Avenida Norte – cortando bairros do Centro e da Zona Norte, até a rodovia BR-101.

 

Soluções de longo prazo para a mobilidade urbana

 

As questões de locomoção e mobilidade atualmente estão entre as de maior impacto nas grandes áreas urbanas. Percursos longos, grandes engarrafamentos mesmo em curtas distâncias e muito tempo “perdido” nos trajetos, seja de carro, de moto e também de ônibus.

 

Segundo o gerente do departamento de mobilidade urbana do BNDES, Pedro Marques, o estudo apontou a necessidade de propostas para investimentos no longo prazo.

 

As ideias encaminhadas ao BNDES foram agrupadas no “Relatório de Redes Estruturais Planejadas”, elaborado pela instituição para a construção de uma Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana. Grande parte delas ainda está em fase inicial de estudo e estimativa de custo.

 

Implantação de VLT atendendo os municípios de Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu num traçado de 22 km. Os trechos do BRT que já existem seriam integrados ao traçado.

 

Parte do Shopping Tacaruna, na divisa entre os municípios do Recife e de Olinda, e vai até a estação Aeroporto, em Boa Viagem. O trecho se conecta com a estação Joana Bezerra e pode ser integrado às linhas de BRT nas estações Derby e Tacaruna.

 

VLT do Cabo de Santo Agostinho ao Porto de Suape, com 12 km de extensão e cinco estações, fazendo ligação com o sistema ferroviário sul, entre as estações Nova Cabo e Massangana.

 

Proposta de VLT da Estação Largo da Paz, em Afogados, até o terminal marítimo localizado no Bairro do Recife. Com 5,6 km de extensão e 11 locais de parada, se conecta com a Linha Sul do metrô.

 

Continuação da linha de VLT Largo da Paz – Forte do Brum, com aproximadamente 6,2 km de extensão. Atende o município de Olinda ao longo da avenida Sigismundo Magalhães, principal eixo de ligação do município com o Recife.

 

Traçado foi proposto pela CBTU e será considerado inicialmente como VLT, com aproximadamente 6,2 km de extensão. Não foram apresentados detalhes sobre características físicas e operacionais.

 

Parte do Terminal da Macaxeira, na Avenida Norte, até o Terminal Integrado de Cajueiro Seco, pela BR-101. Com 19,8 km de extensão, pode ser integrada ao Terminal do Barro.

 

Propõe a instalação de um metrô passando pela Avenida Agamenon Magalhães, através de uma elevação ao longo do canal. Conecta a Linha Centro do metrô com as cidades de Paulista e Olinda, com 20 km de extensão.

 

Expansão do metrô do Recife, a partir de requalificação e eletrificação da linha Sul Diesel, interligando o Complexo de Suape com as estações Rodoviária, Aeroporto e linhas Centro e Sul do Metrô. Extensão de 16 km e via dupla.

 

Interliga a região do Derby, no Centro do Recife, com São Lourenço da Mata. Se conecta com a estação Camaragibe, da linha Centro do metrô, e se sobrepõe ao traçado da linha de BRT Leste-Oeste já existente.

 

Propõe a interligação do Terminal da Macaxeira até uma estação nas proximidades da Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife.

 

Traçado proposto pela CBTU inicialmente como continuação da Linha Sul Diesel, com aproximadamente 2,7 km de extensão. Apesar disso, o estudo do BNDES preferiu adotar a tecnologia de metrô elétrico para acompanhar a proposta de modernização do trecho.

 

Sistema de transporte sobre pneus, semelhante ao metrô, mas com um único trilho. Interliga o Terminal Integrado da Macaxeira até o encontro da Avenida Engenheiro Antônio de Góes com a Rua Manoel de Brito, no bairro Pina, na Zona Sul do Recife, integrado ao TI CDU. O traçado conta com aproximadamente 17,49 km de extensão.

 

Com aproximadamente 10 km, liga o Centro, próximo ao Forte do Brum, no Bairro do Recife, ao Terminal da Macaxeira, seguindo pela Avenida Norte. O trecho teve recursos aprovados para elaborar estudos de implementação, mas a equipe técnica do governo de Pernambuco indicou que a definição da tecnologia BRT ainda não é consenso e pode ser reavaliada.

 

Propõe a criação de um corredor de ônibus na área urbana da BR-101, conectando o Recife com os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Paulista, a partir dos terminais integrados de Abreu e Lima e Cajueiro Seco.

 

O Corredor Arquiteto Luís Nunes atende o Recife com uma faixa exclusiva para ônibus, num traçado de 3,3 km, paralela à Linha Sul do metrô e à avenida Marechal Mascarenhas de Moraes.

 

Corredor de 4 km na Zona Sul do Recife, partindo de Boa Viagem, nas ruas Antônio Falcão e Félix de Brito, formando um eixo perimetral de ligação entre as avenidas Recife e Engenheiro Domingos Ferreira. O traçado se conecta ao metrô na estação Antônio Falcão.

 

Segue as mesmas características dos corredores Arquiteto Luís Nunes e Binário Antônio Falcão/Félix de Brito, como faixa exclusiva. Traçado de 3,6 km, entre as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes. Também se conecta ao metrô na estação Antônio Falcão, na Imbiribeira.

 

Com informações do G1

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A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

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A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

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