Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

MPPE recomenda limites a fiscalizações de vereadores de oposição em unidades de saúde no Recife

Foto: Reprodução

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio das Promotorias de Saúde e de Defesa do Patrimônio Público, emitiu uma recomendação formal à Câmara Municipal do Recife com o objetivo de conter fiscalizações irregulares realizadas por vereadores de oposição nas unidades de saúde da cidade.

A medida foi tomada após ações de fiscalização que causaram tumulto e despertaram preocupações de entidades médicas como o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Cremepe e o Simepe. Segundo o MPPE, tais visitas — feitas de forma individual, com câmaras e seguranças — violam regras sanitárias e podem colocar em risco tanto os profissionais de saúde quanto os usuários.

A recomendação esclarece que a Constituição não confere aos parlamentares o direito de livre acesso a prédios públicos sem respaldo legal ou institucional, como o de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Entre os pontos principais da recomendação do MPPE estão:

  • A necessidade de agendamento prévio e comunicação oficial para qualquer fiscalização em unidades de saúde.
  • Proibição da entrada de vereadores desacompanhados ou sem autorização.
  • Proibição de filmagens de pacientes e profissionais sem consentimento.
  • Obrigatoriedade de uso de EPIs e acompanhamento técnico durante as visitas.
  • Restrição de acesso a áreas sensíveis, sem a anuência médica.
  • Orientação à Polícia Militar para não prestar apoio direto a esse tipo de ação parlamentar.

Com isso, o MPPE reforça que a função fiscalizadora dos vereadores deve respeitar os princípios legais e constitucionais, protegendo a ordem pública e a integridade dos serviços de saúde.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030