
A Prefeitura do Recife entregou, neste domingo (12), a primeira etapa do Parque Roque Santeiro, um novo equipamento público dedicado ao entretenimento, lazer e à contemplação da natureza. O espaço, situado às margens do Rio Capibaribe na comunidade do Roque Santeiro, no bairro dos Coelhos, antes ocupado por palafitas e habitações precárias, foi totalmente requalificado e recebeu uma Praça da Infância, brinquedos, novos equipamentos para as crianças e prática esportiva. Com o novo espaço, as 224 famílias, que anteriormente ocupavam a localidade, foram reassentadas para o habitacional Sérgio Loreto. O investimento da obra foi de R$ 3.680.691,21. A segunda etapa do parque está em execução e deve ser concluída até o final do ano. O prefeito João Campos, o senador Humberto Costa e demais autoridades inauguraram hoje.
“Depois de vir aqui, conversar com as famílias, andar pelas palafitas, vimos que a prioridade máxima era moradia. Nós conseguimos realocar as 224 famílias que estavam aqui para o habitacional Sérgio Loreto, e depois conseguimos elaborar um projeto para a reurbanização dessa área. Com isso, a gente mostra a força do urbanismo social, que dá para fazer bem feito e ouvindo as pessoas, e o resultado quem ganha é a cidade”, destacou João Campos. Sobre as próximas etapas, o prefeito do Recife destacou: “vamos ter mais equipamentos esportivos, incluindo uma Academia Recife e pista de caminhada, e também vamos integrar esse parque com o dos Coelhos, do ProMorar, que é o financiamento do BID”.

No local antes ocupado por palafitas e outras habitações precárias, foi construído o Parque Linear. O espaço conta com a implantação de um deck de madeira, sistema de drenagem e iluminação em toda a praça, instalação de brinquedos de madeira, criação de diversas áreas de playground, com equipamentos diferenciados para atender diferentes faixas etárias, bancos de passeio e concreto, proporcionando maior conforto e acessibilidade. Também contará com a construção de uma nova ciclovia, que irá se estender futuramente para o 2° e 3° trecho, além de arborização na área, ampliando os espaços de sombra e convivência.
“Hoje conseguimos entregar a primeira etapa, com a Praça da Infância, em um dia muito significativo, que é o Dia das Crianças. Até o ano que vem, a previsão é entregar as etapas restantes do parque, que se unirão ao dos Coelhos, executado pelo ProMorar”, explicou Daniel Saboya, presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).
ARTE URBANA – O muro do Parque Linear de Roque Santeiro, além de receber melhorias em seu revestimento, ganhou uma obra de arte realizada pelo Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), por meio do programa Colorindo Recife. A iniciativa tem como objetivo valorizar a expressão artística local e ressignificar os espaços públicos por meio da arte. A pintura do painel foi executada pelo artista Manoel Quitério, reconhecido por trabalhos que dialogam com a cultura popular e o cotidiano das comunidades.
A intervenção reafirma um dos pilares fundamentais da atuação do GIURB, que é o incentivo à arte urbana como ferramenta de transformação social. “Esse é mais um equipamento voltado para as crianças inaugurado pela Prefeitura do Recife, que reforça a importância dessa integração entre os pequenos e os cidadãos do Recife com o Rio Capibaribe”, disse Ed Ruas, secretário do Gabinete de Inovação Urbana.
Durante a inauguração do parque linear, e em alusão ao Dia das Crianças, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife garantiu a alegria da criançada colocando pipoca, algodão doce e recreadores. Para Rosemary Carneiro, 44 anos, “o que a Prefeitura está fazendo é algo muito importante para a criançada. “Isso é coisa que no meu tempo não existia. Ter essa ideia de melhorar a vida das crianças, dos adolescentes, para que eles não fiquem na rua se prostituindo ou se drogando, e tenham esse lazer“, comemorou. Moradora de Joana Bezerra, ela aproveitou o domingo de festa para levar os filhos, um de 10 anos e outro de 5, a sobrinha de 9 anos e mais outras duas vizinhas para curtir a inauguração do parque.
SEGUNDA ETAPA – A segunda etapa do parque já se encontra em andamento, com aproximadamente 35% de avanço físico das obras, e tem previsão de término para final do ano. Esta etapa contempla a implantação de um espaço para a Academia da Cidade, estruturação de quiosques, promovendo acessibilidade e convivência, além da continuidade da ciclovia e banco de concreto para a população que frequentar o local. Haverá a criação de um espaço multiuso e a construção de uma pista de skate e quadra de areia inseridas na nova fase do parque. Com isso, a Praça Roque Santeiro se consolida como um espaço público de lazer, esporte e convivência comunitária, beneficiando diretamente os moradores e frequentadores.
O Parque Linear Roque Santeiro prevê ainda uma terceira fase, que deverá contemplar um espaço de convivência, deck flutuante, área administrativa, um grande banco escultórico, que funcionará como marco arquitetônico do projeto, possibilitando brincadeiras, contemplação e usos flexíveis, dentre outros equipamentos.