Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Nova Lei garante reconstrução dentária para mulheres vítimas de violência doméstica

Foto: Agência Gov

 

Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei nº 15.116/2025, que cria o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 3 de abril, a nova legislação tem como objetivo oferecer atendimento odontológico especializado para vítimas de agressões que comprometeram sua saúde bucal, reforçando o compromisso do governo com a proteção e recuperação dessas mulheres.

 

O programa prevê a realização de procedimentos odontológicos essenciais para a plena recuperação das vítimas, incluindo reconstruções, próteses, tratamentos estéticos e ortodônticos. O atendimento será disponibilizado prioritariamente em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS. Para ter acesso ao benefício, a mulher precisará apresentar documentação que comprove a situação de violência, conforme regulamentação que ainda será definida pelo Poder Executivo.

 

Estudos indicam que, em mais de 60% dos casos de violência doméstica contra mulheres, a face é o principal alvo das agressões, deixando sequelas não apenas físicas, mas também emocionais. Os danos causados na boca impactam diretamente a autoestima e a capacidade de reintegração social e profissional das vítimas. Dessa forma, o programa não se limita a recuperar a saúde bucal das mulheres, mas também contribui para a reconstrução de sua dignidade e bem-estar psicológico.

 

Com a sanção da lei, o Governo Federal reafirma seu compromisso com a proteção dos direitos das mulheres e a promoção de uma sociedade mais justa e acolhedora. Além de garantir assistência odontológica gratuita e prioritária, a iniciativa fortalece a rede de apoio às vítimas de violência doméstica, ajudando em sua reabilitação e reintegração à sociedade.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030