Por Renata Gondim – A governadora Raquel Lyra é a grande protagonista desta segunda-feira (10), quando efetiva mais um passo no jogo político de olhos na disputa pela reeleição, em 2026. Às 18h55, ela sela sua filiação ao PSD de Gilberto Kassab, em evento que promete reunir aliados políticos de todo o Estado no Recife ExpoCenter, no Centro. Outras lideranças nacionais também vão marcar presença no ato.
As “comemorações” da costura política começaram ontem (9) mesmo, quando o líder nacional do PSD, Gilberto Kassab, garantiu que ela terá total “retaguarda” do partido para consolidar seus programas de Governo – leia-se, estratégias políticas. Do presidente da sigla em Pernambuco, e ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, já havia a garantia de que, a partir de agora, “é o PSD de Raquel”.
A jogada política da governadora é uma tentativa de garantir o apoio (ou isenção) do presidente Lula (PT) na próxima disputa eleitoral. E foi complementada pelo movimento da sua vice-governadora, Priscila Krause, que trocou o Cidadania pelo PSDB, também com o intuito de manter a legenda na base de apoio ao Governo do Estado.
PRÉVIA – No último domingo (9), Raquel participou de encontro com o presidente Gilberto Kassab; o ministro André de Paula, prefeitos pernambucanos, lideranças políticas e empresários. O encontro reuniu até nomes de outras legendas, a exemplo do prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), e a sua esposa, Andrea Medeiros; e do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Este, por sua vez, garantiu que segue no ninho tucano, mas sob o comando de Raquel.
AGENDA – O grande ato político não interferiu no ritmo da agenda da governadora. Às 8h30, no Recife, ela inaugura a funcionalidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cabanga. Às 11h, entrega a ampliação da ETE de São Lourenço da Mata. Depois, segue para o Agreste, onde às 14h entrega a requalificação da PE-095.